Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: mesmo sendo referência, unidade recebe pacientes com gestação sem risco

Desde a sua abertura a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) funciona no regime porta aberta, prestando assistência a todas as pacientes que dão entrada na unidade, mesmo sendo uma maternidade referência no atendimento a pacientes de alto risco. Além desse tipo de usuárias, a unidade abre as portas para gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que vêm de outros estados. No primeiro semestre deste ano, a unidade contabilizou 7.775 atendimentos.

De janeiro a maio deste ano o setor responsável pela admissão das pacientes contabilizou 61 atendimentos de outros estados. “Nossa unidade é referência em atendimento e assistência humanizada, esse sem dúvida é um grande motivo pelo qual essas usuárias saem de outros estados e procuram a Lourdinha. Outro grande ponto é a distância, muitas moram no interior dos estados vizinhos e fica mais rápido chegar até a unidade”, afirmou Barbara Reis, gerente do setor.

Os estados de maiores registros de pacientes continuam sendo Bahia e Alagoas, destacando os municípios de Rio Real, Paulo Afonso, Paripiranga, Arapiraca, Ribeira do Pombal. “A unidade dispõe de profissionais e uma equipe de médicos dedicados a atender essas pacientes da melhor forma possível, garantindo a elas todos os tipo de acolhimento que elas têm direito”, completou Bárbara.

A dona de casa Luciana Oliveira deu a luz a seu 4° filho, ela saiu da cidade de Itapicuru, Bahia, e teve seu bebê na unidade. “Fiquei sabendo da maternidade desde que soube que seria um parto de risco, já que minha pressão estava muito alta. Providenciei carro, busquei informações e decidir vim para cá, apesar da distancia não me arrependo, fui bem atendida e tive meu primeiro filho homem nos braços”, disse.

A Lourdinha

Administrada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes compõe a Rede Estadual de Saúde e é referência em Sergipe no acolhimento às gestantes de alto risco que portam patologias graves, dentre elas hipertensão, cardiopatia, diabetes e trabalho de parto precoce. A Maternidade conta com 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos.

“Além desses leitos, dispomos de 36 leitos na ala azul, 36 na ala rosa, contabilizando um total de 72 acomodações e 27 leitos na ala verde. Para os bebês temos 43 leitos na UTI neonatal, 21 na Ucinco e quatro leitos na Ucinca, que são destinados a casos crônicos. Além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais”, afirmou André Nascimento, Superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Publicado: 22 de junho de 2017, 13:08 | Atualizado: 22 de junho de 2017, 13:08