Maternidade Nossa Senhora de Lourdes contabiliza 130 atendimentos no fim de semana

Por Júnior Matos

 

mnsl maternidade bebe copyA Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) registrou neste fim de semana (de 15 a 17 de abri ), 130 atendimentos. Desse total, foram 57 partos, sendo 33 normais e 24 cesáreos. Gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é referência em Sergipe no atendimento às gestantes de alto risco.

 

A gerente do setor de admissão da MNSL, Lourivania Prado, lembra que a MNSL foi a pioneira em Sergipe no trabalho com sistema de Acolhimento e Classificação de Risco (AeCR).

 

“Com este sistema implantado no setor de admissão, nenhuma paciente deixa de ser atendida. As pacientes e profissionais têm conhecimento da classificação de acordo com o risco através do sistema de cores. Com essa ação, realizamos uma padronização nos atendimentos obstétricos em todas elas. Além disso, estamos reduzindo consideravelmente os deslocamentos indevidos”, ressalta a gerente.

 

A MNSL trabalha ainda com o método do alojamento conjunto, ou seja, a mãe fica perto do bebê, como preconiza o Ministério da Saúde. Além disso, as pacientes são assistidas por uma equipe multidisciplinar. Outro fator positivo é que a unidade dispõe de serviços de orientações aos acompanhantes dos pacientes internados, a exemplo do Grupo de Apoio ao Visitante e ao Acompanhante (Gava).

 

Outros Serviços

 

Além do atendimento à gestante de alto risco, a MNSL também é referência no Estado em atendimentos às vítimas de violência sexual. Neste final de semana, foi contabilizado um atendimento de criança ou adolescente.

 

“Todo o trabalho que acontece no ambulatório de atendimento às vítimas de violência sexual é sigiloso. Nos casos de violência aguda, ou seja, até 72 horas após o ato, realizamos a profilaxia para evitar gravidez indesejada e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), além dos exames laboratoriais”, esclarece o superintendente Luís Eduardo Correia.

 

As vítimas que sofreram abusos em outros momentos podem procurar a MNSL para buscar apoio psicológico e realizar exames e tratamentos relacionados às DST. A equipe atende 24 horas por dia.

 

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes também oferece assistência continuada aos bebês que nasceram de forma prematura na unidade, através do ambulatório de Follow Up. Os recém-nascidos são assistidos pelo setor a partir do momento que recebem alta da MNSL e são acompanhados até os dois anos de idade.

 

Toda a assistência qualificada ofertada na MNSL garante mais qualidade de vida aos pacientes. A dona de casa, Erica Santos, segue internada na Ala Rosa aguardando o momento do parto. “Apresento o quadro clínico de diabetes gestacional. Agora, estou acompanhada pelos profissionais até chegar a hora de ter o meu bebê. Estou sendo muito bem cuidada”, afirma.

Publicado: 18 de abril de 2016, 16:24 | Atualizado: 18 de abril de 2016, 16:24