Maternidade Nossa Senhora de Lourdes celebra semana da criança com programação especial

Cuidado humanizado na maternidade envolve famílias, colaboradores e parceiros

Celebração da vida. Este foi o objetivo principal das comemorações do Dia das Crianças realizadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e nos órgãos vinculados como o Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco Maria Creusa de Brito Figueiredo (antigo Follow-up) e o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH).  Os Palhaços de Propósito fizeram a festa e animaram a todos nas três unidades de saúde. 
 
A maternidade tem um trabalho especializado desde a gestante, ao tratamento do bebê que nasce e precisa não só da parte técnica, mas, também, do cuidado humanizado. Momentos de descontração como os que foram propostos na programação são importantes para trazer leveza ao ambiente de saúde. “ Esses momentos promovem integração. Fizemos essas atividades nas nossas unidades em comemoração da Semana da Criança, envolvendo as famílias, os colaboradores e as parcerias, que são muito importantes nas unidades que integram a maternidade”, reforça a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado.

Os Palhaços de Propósito levaram alegria às alas Rosa, Azul e Verde da MNSL. Eles contaram com a companhia do projeto X- Mãos, composto por 40 mulheres crocheteiras e que doaram as peças. “Nos juntamos aos Palhaços de Propósito e viemos doar na maternidade pela primeira vez. Trouxemos roupinhas, mantas, chapéus e naninhas para os bebês. Foi gratificante ver a alegria das mães”, contou uma das integrantes, Hannele Vieira.

A dona de casa Dalila Lima de Oliveira, 30 anos, natural de São Cristóvão, teve o terceiro filho na MNSL por ter apresentado hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia no final da gravidez. A pequena Maria Luiza nasceu em 24 de setembro de 35 semanas e cinco dias. “Já estou internada com a minha filha há mais de 15 dias e fiquei muito feliz com essa visita tão alegre desses palhaços, animaram muito e, ainda, a minha filha recebeu presente. Gostei muito”, relatou.

Ambulatório de seguimento e Banco de leite

No Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido e no Banco de Leite, os Palhaços de Propósito brincaram com as crianças e distribuíram brinquedos doados pelos próprios integrantes. No Ambulatório ainda teve a animação da banda de músicas terapêuticas Jyngle, um projeto inclusive brincante.

A dona de casa de Nossa Senhora do Socorro, Stefany Silva, 22, teve Mateo, que está com 1 ano e 4 meses, na MNSL. Desde a alta hospitalar ele continua o tratamento no Ambulatório acompanhado pela pediatra e pelo geneticista. “O trago duas vezes por semana e ele vem melhorando bem. É muito bom o atendimento aqui e principalmente hoje com toda essa diversão, ele fica muito animado. Está até vestido de Pequeno Príncipe”, frisou.

A faxineira Raquel dos Santos estava acompanhada do marido Alderlan de Oliveira para uma consulta da filha Ayla, de 1 ano e 4 meses, com a pediatra. “Tive hipertensão gestacional e minha filha nasceu com um probleminha de saúde. Venho todos os meses fazer o tratamento dela aqui. Gosto demais, principalmente quando tem alguma festinha como hoje. Minha filhinha fica muito feliz e eu também”, afirmou.
 
Voluntários

O projeto Palhaços de Propósito iniciou em São Paulo e está em Sergipe há oito anos com 35 voluntários. “Já estamos trabalhando com oito hospitais públicos de Sergipe. Este é um projeto de humanização de Palhaçaria Hospitalar”, explicou a coordenadora Soraia Paulon, intérprete da Dra. Batata”.

Fotos: Felipe Goettenauer

Publicado: 10 de outubro de 2025, 12:42 | Atualizado: 10 de outubro de 2025, 12:42