Maternidade Nossa Senhora de Lourdes apresenta avanços e Planejamento Estratégico para 2026
O encontro reuniu gestores e equipes assistenciais com o objetivo de avaliar resultados, discutir processos, identificar avanços e alinhar estratégias
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), apresentou ações desenvolvidas em 2025, bem como o Planejamento Estratégico para 2026. O encontro reuniu gestores e equipes assistenciais com o objetivo de avaliar resultados, discutir processos, identificar avanços e alinhar estratégias voltadas à melhoria contínua da assistência prestada às gestantes, bebês e familiares atendidos pela instituição.
A superintendente da MNSL, Lourivania Prado, enfatizou que, ao longo de 2025, a unidade avançou em importantes ações voltadas à segurança do paciente e à qualificação da assistência. “Obtivemos melhorias significativas nos indicadores relacionados às metas internacionais de segurança do paciente, como identificação segura do paciente, comunicação eficaz e redução das taxas de lesão por pressão. Também ampliamos o diálogo com as famílias por meio dos projetos GAVA e GAMU, fortalecemos os serviços do ambulatório de follow-up com especialistas, implantamos 100% do prontuário eletrônico e adquirimos equipamentos de ultrassonografia de última geração”, ressaltou.
Durante a apresentação, foram abordados estrutura e dados relacionados à segurança do paciente. Essas informações subsidiam a tomada de decisões estratégicas e a definição de ações prioritárias para o próximo ano.
De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Kátia Cilene Leal, a análise dos indicadores permite compreender o impacto das ações realizadas ao longo do ano e direcionar o planejamento institucional. “A partir dos indicadores, conseguimos identificar os principais resultados alcançados em 2025, bem como os eventos adversos relevantes que precisam ser analisados com maior profundidade. Esses dados são fundamentais para orientar o planejamento de 2026, especialmente no que diz respeito à segurança do paciente. Nosso principal objetivo é garantir uma assistência de qualidade, segura e humanizada”, destacou.
Para a gerente da Ala Verde, Juliana Fonseca, a apresentação dos indicadores é essencial para o alinhamento institucional e a melhoria contínua. “A análise dos indicadores permite avaliar, de forma objetiva, os resultados da instituição, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria. A partir disso, é possível traçar metas e estratégias que impactam positivamente tanto os processos assistenciais quanto os processos de gestão”, afirmou.



Publicado: 19 de dezembro de 2025, 10:40 | Atualizado: 19 de dezembro de 2025, 10:40