Lacen ministra treinamento para diagnóstico laboratorial da esquistossomose
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), por meio da gerência de Entomologia, Parasitologia e Zoonose realizou um treinamento para identificação das formas evolutivas de protozoários e Helmintos da espécie Schistosoma Mansoni, causador da esquistossomose – doença infecciosa conhecida como ‘barriga d’água. A atividade, que tem como objetivo preparar os profissionais de saúde para um correto diagnóstico da patologia, contou com a participação de representantes dos municípios de, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Nossa Senhora da Gloria, Propriá, Japoatã, Estância, Siriri, Umbaúba e Barra dos Coqueiros.
Dividido em dois momentos, a abordagem teórica estudou o panorama epidemiológico da esquistossomose em Sergipe, noções de higiene, prevenção e controle de Helmintos e protozoários e exame parasitológico método Kato/Katz. Na parte prática, os profissionais estudaram o manuseio do microscópio, biossegurança e controle de qualidade de amostras das lâminas, enviados ao Laboratório Central.
Segundo o gerente da Entomologia, biólogo Antônio Fernando Viana, o treinamento atende o programa de controle da Esquistossomose do Ministério da Saúde (MS). “Esses profissionais trabalham nos laboratórios em suas cidades e realizam exames parasitológicos para identificação do Schistosoma Mansoni. O treinamento busca aperfeiçoar o conhecimento e as práticas para a correta aplicação da metodologia na realização das análises”, informou.
Na bancada o biólogo Lenilson Meira Feitosa, da equipe do serviço de Parasitologia do Lacen, explicou os procedimentos para preparo, montagem e leitura das lâminas. “Os profissionais aprendem a identificar e caracterizar de ovos do Schistosoma. Este conhecimento e domínio da técnica é muito importante para que o município possa fazer o controle da doença”, disse.
Serviço
O treinamento faz parte do cronograma de capacitações voltadas aos profissionais de unidades que integram a Rede Estadual de Laboratórios Públicos de Sergipe (Redelab/SE). Os municípios que tenham interesse em capacitar seus laboratoristas devem entrar em contato com o serviço através dos telefones: (79) 3234-6000 ou 3234-6015.
Publicado: 26 de março de 2019, 15:24 | Atualizado: 26 de março de 2019, 15:26