Lacen expõe exemplares de insetos durante ação do Dia Mundial da Saúde

Por Rosângela Cruz

O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quinta-feira, 7, foi uma oportunidade para levar informações sobre temas importantes para a população. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) montou uma exposição com exemplares de vetores do Aedes, Anófeles , Culex e Albopictus,  vetores responsáveis pela transmissão de doenças como, a Dengue, Chicungunya, Zika vírus e febre amarela.

Esse trabalho feito no laboratório de Entomologia do Lacen Sergipe tem como finalidade promover a educação em saúde através de estudos de métodos para controle dos vetores,  operacionalização das ações de campo junto aos municípios sergipanos, além do estudo dos estágios do desenvolvimento evolutivo das larvas.

De acordo com o gerente da Entomologia Antônio Fernando, a exposição dos diversos exemplares, de larvas de insetos, caramujos e escorpiões visa despertar na população o interesse em identificar algumas das espécies.

“Temos os escorpiões que são responsáveis por acidentes domiciliares e os caramujos que podem ser estudados como indicadores de qualidade de ambiente”, pontuou.

Durante a ação, o estande com a exposição dos exemplares foi bastante visitado pelos cidadãos que passavam pela Praça General Valadão, local onde foi disponibilizada a estrutura integrada de ação em educação em saúde.

O exemplar que mais despertou a curiosidade foi à observação da estrutura morfológica de todos os estágios do desenvolvimento evolutivo do Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças com destaque para Chikungunya, Zika vírus.

“O ciclo de vida do Aedes é formado por quatro etapas básicas – ovo, larva, pupa e o inseto adulto. Do ovo ao adulto, o período de desenvolvimento é de aproximadamente dez dias”, informou Antônio Fernando.

Segundo ainda o gerente, a identificação do vetor auxilia o controle das doenças. “A presença desse inseto no domicilio representa um alerta para o cidadão”, completou.  

Integração

A superintendente do Lacen , Danuza Duarte Costa, destacou o evento como um momento de integração de todos os serviços prestados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). “É de extrema importância divulgar os serviços executados pelo Laboratório Central e sua importância na saúde, através dos diagnósticos e análises que realizados na unidade, principalmente neste momento, onde temos a confirmação laboratorial da presença no Estado dos três vírus, Dengue, Chikungunya e Zika vírus”, relatou.

Ela também ressaltou que o compromisso das ações voltadas a promoção a educação em saúde, visando o bem estar da população. “O enfoque ao combate ao vetor do Aedes aegypti tem sido prioridade em todas as unidades de saúde, o que podemos visualizar na ação de hoje com a participação de todos os profissionais”, conclui.

Publicado: 8 de abril de 2016, 17:47 | Atualizado: 8 de abril de 2016, 17:47