Juntos, Hospitais Regionais somam 2.759 atendimentos no final de semana
Por Bárbara Kruschewsky
O final de semana foi marcado por grande movimento nos Hospitais Regionais gerenciados pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Juntos, atenderam a 2.759 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Regionais são uma importante retaguarda para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) porque recebem pacientes de todo o interior do Estado e até de cidades de fronteira com a Bahia e Alagoas. A resolutividade no atendimento da Rede Estadual Hospitalar contribui significativamente para a descentralização da assistência hospitalar.
De 22 a 24 de maio, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu 838 pacientes. Durante esse período foram realizados 21 partos, 542 atendimentos clínicos, 223 atendimentos pediátricos e 73 atendimentos obstetrícios.
“Do total de pacientes, 90% foram liberados para casa após receber o atendimento médico adequado. Apenas duas vítimas de acidentes automobilísticos, após serem atendidas e estabilizadas, foram transferidas para o Huse devido à necessidade de atendimento de alta complexidade”, explica a gestora Genisete Pereira.
O Hospital Regional de Itabaiana atendeu nesse período 716 pacientes e realizou 26 internamentos. Dos 716 pacientes, 689 receberam alta após o atendimento.
“Tivemos mais um final de semana resoluto, a maioria dos pacientes foram liberados depois do atendimento”, completa o superintendente Darcy Tavares.
Já o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória atendeu 620 pacientes entre sexta-feira e domingo. Desse total, 491 foram liberados após atendimento adequado. Segundo a superintendente da unidade, Dejane Santana, foram realizados 24 internamentos, 57 atendimentos obstetrícios, 115 pediátricos e 448 atendimentos clínicos.
Por sua vez, o Hospital Regional de Estância atendeu 585 pacientes entre os dias 22 a 24 de abril. Foram realizados 2 procedimentos cirúrgicos de apendicectomia e 26 internamentos.
“Do total de pacientes atendidos, 550 tiveram as suas necessidades atendidas e receberam alta, esse é um reflexo do excelente trabalho desempenhado pelos servidores e dos investimentos feitos pela Fundação Hospitalar de Saúde”, avalia a superintendente do Hospital Regional Jessé de Andrade Fortes, Luciana Carvalho.
Publicado: 25 de abril de 2016, 18:29 | Atualizado: 25 de abril de 2016, 18:29