Jovem celebra aniversário com solidariedade no Hemose
Por Rosângela Cruz
A estudante Maria Luiza Santos Marques comemorou o aniversário de dezoito anos nesta sexta-feira, 22, no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa faz parte do Aniversário Solidário, uma forma de festejar a vida comprometida com uma causa social para ajudar a salvar vidas através da doação de sangue.
“Minha maior motivação é o prazer em ajudar o próximo. Acredito que meu gesto pode estimular outras pessoas, especialmente os jovens. Espero que a comunidade possa despertar para importância de fazer da doação de sangue, um ato regular. Fazer o bem, sem esperar nada em troca é o sentimento da doação”, justifica.
Ela lembra ainda que sua primeira doação de sangue foi junto aos projetos ’Galera Sangue Bom’, de Nossa Senhora do Socorro e, depois, com a turma da ’Corrente do Bem’, de Aracaju. ”Para essas doações precisei da autorização dos meus pais. Agora estou mais tranquila, poderei organizar as datas para doar com mais liberdade”, ressalta Maria Luiza.
Doadora de sangue, Isla Cristina dos Santos, acompanhou a amiga na celebração da data. ”Sei a necessidade do sangue para o tratamento de pacientes nos hospitais. Achei legal esse gesto de comemorar a vida doando vida e levar esperança para aqueles que precisam”, disse, satisfeita.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, as parcerias e as mobilizações de voluntários são fundamentais para que o hemocentro de Sergipe cumpra a missão de atender a demanda transfusional da rede hospitalar do Estado. ”Festejar uma data tão especial como o aniversário com esse simples gesto de amor, que é a doação de sangue, é algo muito nobre”, elogia a assistente social.
Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. O público na faixa etária de 16 e 17 anos, precisa apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível no site: www.hemose.se.gov.br.
Serviços
O Hemose disponibiliza ao público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, o cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-
Publicado: 22 de julho de 2016, 20:44 | Atualizado: 22 de julho de 2016, 20:44