José Sobral conversa com alunos da Estácio Fase sobre o combate ao Aedes
Por Luiza Sampaio
Explicar aos jovens as principais consequências da proliferação do mosquito Aedes aegypti e a relação dele com algumas doenças. Esse foi o objetivo de uma palestra realizada ontem, 28, pelo secretário de Estado da Saúde, José Sobral, para alunos da Estácio Fase. A instituição de ensino aproveitou a aula inaugural do curso de Direito e convidou o gestor para um bate-papo com os estudantes deste e de outros cursos, como Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.
Com o auditório lotado, José Sobral explicou que 82% dos focos do mosquito são encontrados nas residências, por isso, o envolvimento da população nas ações de combate ao Aedes é essencial. “O Estado tem feito um trabalho intensivo com os agentes de endemias da Brigada Itinerante, que visitam os municípios e orientam a população. Além disso, temos contado com a parceria de outros órgãos públicos, igrejas, sindicatos, empresas privadas, entre outros, que se somaram à luta”, relatou.
O secretário lembrou que, além da Dengue e Chikungunya, já muito conhecidas pela população, o mosquito transmite também o Zika Vírus, que está sendo relacionado com o aumento inesperado dos casos de Microcefalia no país. “Temos monitorado esta situação desde setembro do ano passado, quando o quadro de crianças diagnosticadas com a má formação congênita começou a chamar a atenção. Hoje, já registramos 202 casos em Sergipe, e oferecemos a assistência a mães e bebês”, informou.
Ainda durante sua fala, o secretário ressaltou que a arma mais eficaz contra o transmissor dessas doenças é a prevenção. Segundo ele, cada pessoa precisa assumir a responsabilidade de cuidar da sua casa e cobrar que o vizinho cuide também. “Especialmente o Zika Vírus, que ainda é pouco conhecido na literatura científica, precisa de muito cuidado e atenção. A maneira de evitar a transmissão da doença e das graves consequências dela é não deixando o mosquito vetor nascer”, reiterou.
José Sobral agradeceu a participação dos estudantes e a oportunidade que a Estácio Fase deu a ele de disseminar essas informações. “Não somente eu, mas toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde está empenhada neste trabalho. Hoje estamos com um público muito importante, formado por jovens que estão preocupados com a nossa qualidade de vida. Tenho certeza que serão multiplicadores desse conhecimento”, declarou o secretário.
Publicado: 29 de março de 2016, 20:23 | Atualizado: 29 de março de 2016, 20:23