Jogo informativo sobre Prevenção Combinada é apresentado a profissionais do curso técnico de vigilância em saúde

O Jogo informativo sobre Prevenção Combinada criado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi apresentado  nesta quinta-feira, 06,  aos  agentes comunitários de Saúde e de epidemia que estão finalizando o curso técnico de vigilância em saúde. Os profissionais participaram da dinâmica  que tem o objetivo de reforçar o ensinamento sobre as formas de prevenção ao HIV.

O técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, e idealizador do jogo, destacou que a ludicidade é um importante meio para falar de prevenção. Além disso, reforçou que é importante levar o tema para as unidades de saúde e praticar com a comunidade. Essa estratégia é uma forma de abrir o caminho para o diálogo. “O jogo possui uma partida acirrada dos jogadores  pelas ‘casas’ de cores vermelho, verde e azul, cada uma delas contém informações sobre o universo do HIV/AIDS”, explicou.

A preceptora da Funesa, Daya  Oliveira, explicou que o Curso de vigilância em saúde, de responsabilidade da SES, Fundação Estadual de Saúde e Escola de Saúde Pública vem possibilitando muitos aprendizados aos alunos e, nesta manhã os profissionais puderam participar do Jogo informativo sobre Prevenção Combinada, momento que reforçou os conhecimentos sobre prevenção. “Os profissionais começaram a semana passada a conhecer a Vigilância Epidemiológica e nessa semana  eles estão cumprindo carga horária na vigilância sanitária e outros setores”, disse. 

A fiscal de Vigilância Sanitária do município de São Cristóvão, Terezinia de Jesus,  participa do curso e salientou os aprendizados. “Com relação ao curso, está contribuindo muito e, apesar de estar na área a muito tempo, o aprendizado  é muito grande, com coisas novas e interessantes. Sobre o jogo, acabei revivendo quando estive na epidemiologia e é um conteúdo com alegria,  porque aprendemos brincando”, finalizou.

Publicado: 6 de outubro de 2022, 14:46 | Atualizado: 6 de outubro de 2022, 14:46