IST/Aids: prevenção é alvo de ações durante o final de semana
Por Morgana Barbosa
Uma palestra ministrada pelo gerente do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana, ganhou especial destaque às constatações sobre a transmissão sexual do Zika Vírus. O tema foi abordado no ultimo sábado, 11, em ocasião do “aulão” que envolveu 700 alunos do pré-vestibular da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Segundo o médico Almir Santana, foram apresentadas informações específicas sobre os hábitos do mosquito, os principais criadouros, os principais sinais e sintomas, além da microcefalia e a transmissão sexual do Zika vírus.
“Esse fato passa a aumentar a preocupação com as gestantes que precisarão pedir ao parceiro que use camisinha nas relações sexuais durante a gravidez, ou ela própria deverá usar a camisinha feminina”, orienta o médico Almir Santana.
Além de prevenir o Zika vírus através do uso da camisinha, é preciso adotar outras medidas simples para evitar essa e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti. São elas: realizar limpeza periódica de qualquer recipiente que armazene água, manter caixas d’água, tonéis e barris tampados, colocar areia nos pratos que acomodam plantas, descartar corretamente resíduos que possam acumular água, dentre outros.
Unidade Móvel Fique Sabendo
A Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Estadual IST/Aids, levou a Unidade Móvel “Fique Sabendo” ao município de Pirambu no final de semana. Na ocasião foram realizados 100 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
O serviço foi disponibilizado durante o programa Governo em Ação, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).
“Foram contabilizados 3 testes reagentes para Sífilis e nenhum caso para os demais vírus”, revela o gerente do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana.
Associadas aos testes, também foram realizadas orientações e ações educativas que tem por objetivo conscientizar o público quanto à importância do uso de preservativos. Materiais informativos e camisinhas foram distribuídas gratuitamente à população.
Publicado: 14 de junho de 2016, 14:03 | Atualizado: 14 de junho de 2016, 14:03