Intolerância a lactose exige cuidados e substituição alimentar
Nem todas as pessoas são tolerantes ao leite de vaca, algumas delas possuem alergias que lhes causam muito mal. Mas há opções de alimentação para quem não deve consumir o produto. Quem explica é a nutricionista que atua na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Anaxágora Conceição Souza, responsável pela produção das refeições na unidade.
Anaxágora explica que a alimentação sem o leite de vaca deverá ocorrer em situações especiais, como alergia à proteína do leite. “Nesses casos, utiliza-se outro tipo de leite como de aveia ou arroz e o uso de outras fontes de proteína animal e o cálcio derivado de hortifrútis. Já nos casos de intolerância à lactose, a alimentação é baseada nos leites e derivados sem a lactose”, esclarece a nutricionista.
O processo alérgico está sempre associado a um aumento de sensibilidade do sistema imunológico quando entra em contato com aquela substância que causa alergia. “Nesse caso, o processo alérgico se dará através do contato com a proteína do leite. “As mães devem atentar-se às listas de ingredientes dos produtos industrializados, para que não contenha soro do leite, leite de vaca“, relatou.
A puérpera Daiane Resende Menezes, 21 anos, que está internada na ala verde da MNSL, é mãe de Elisa que nasceu prematura, com alergia ao leite de vaca. Foi necessário tirar da alimentação de Daiane tudo com lactose. “ Descobrimos que Elisa tem alergia, porque apresentou sintomas como sangue nas fezes. Ela só mama, e eu tenho um cardápio diferenciado na MNSL, sem lactose”, disse Daiane.
Publicado: 5 de julho de 2019, 17:12 | Atualizado: 5 de julho de 2019, 17:12