Instituições de apoio a pacientes oncológicos visitam Hospital do Câncer e destacam momento histórico para Sergipe

A nova unidade fortalecerá a assistência no diagnóstico e tratamento de câncer à população

Nesta sexta-feira, 5, representantes de instituições de apoio a pacientes oncológicos, em Sergipe, visitaram as instalações do Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda para conhecer de perto a estrutura da nova unidade que fortalecerá a assistência no diagnóstico e tratamento de câncer à população, garantindo acolhimento, tecnologia e qualidade dos serviços na rede pública. 

Entre as instituições estavam os representantes da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (Gacc/SE), Associação de Apoio ao Adulto com Câncer de Sergipe (Aaacase) e a Associação dos Amigos de Combate ao Câncer do Estado de Sergipe – Instituto de Câncer Sheyla Galba. 

O gerente de Relações Institucionais do GACC, Fred Gomes, destacou a importância do momento e a importância do Hospital do Câncer. “Hoje é um momento histórico para as instituições de apoio ao paciente com câncer. Estamos aqui para que a gente possa conhecer a nova casa que os pacientes, profissionais e voluntários estarão vivenciando em breve. Este é um grande avanço para o estado de Sergipe e quem ganha com isso são os pacientes oncológicos e toda sociedade sergipana”, enfatizou.  

O presidente da Avosos, Wilson Melo, também enalteceu o papel do Hospital do Câncer e o impacto significativo para o fortalecimento da atenção oncológica em Sergipe. “É um momento histórico para todos nós, não só para as instituições de apoio, mas para toda a população de Sergipe. Há mais de 38 anos que a gente espera uma obra tão grandiosa como esta, no sentido de fornecer mais conforto, mais humanização, mais qualidade para o tratamento de todos pacientes, conquistando mais resultados e aumentando as chances de cura. Estamos felizes de conhecer esse espaço harmonioso e lindo”, frisou.  

A diretora-secretária da AMO, Verônica Passos, não escondeu a felicidade durante a visita. “Estamos muito felizes de fazer parte desse momento histórico, conhecendo as novas instalações do Hospital do Câncer de Sergipe. É muito importante, acho que é um marco histórico, para todas as instituições de apoio. Acredito que as famílias vão ficar muito felizes, também, porque a estrutura é excelente e um ambiente humanizado que vai fornecer uma qualidade de vida ao tratamento do paciente com câncer. Estamos muito felizes, mesmo”, comentou.

Para a presidente da Aaacase, Neide Santos, o Hospital do Câncer é uma obra muito aguardada. “Estar aqui, hoje, conhecendo essa obra fantástica, é um momento de muita alegria, um momento de realização. É uma obra sonhada há muitos anos e que hoje vemos ser concretizada. Então, toda sociedade sergipana está de parabéns. Todas as ONGs estão muito felizes, muito gratificadas por ter um hospital dessa dimensão que vai atender toda a população. Então, é momento de muita gratidão”, concluiu.

O superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe, Roberto Gurgel reforçou a importância de receber os representantes de entidades que lidam com oncologia. “São pessoas amigas, batalhadoras, que desenvolvem um trabalho de grande relevância voltado àqueles que fazem o tratamento oncológico. Viemos apresentar a magnitude do Hospital do do Câncer e reiterar a parceria que sempre existiu entre o Huse, entre as associações e quem faz a oncologia do estado de Sergipe como todo. O momento é de reconhecer o trabalho e estarmos juntos para fazer parte desse projeto”, salientou.

Sobre o Hospital do Câncer 

O Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda representa um dos maiores investimentos da história da saúde pública estadual, com recursos superiores a R$ 170 milhões. Quando a atual gestão assumiu o governo, em dezembro de 2022, apenas 8,9% da obra havia sido executada. A unidade foi construída pelo Consórcio Celi, empregando cerca de 350 trabalhadores em uma área total de 46.292,80 m², sendo 21.819,45 m² de área construída.

A estrutura contará com 229 leitos, sendo 135 de internação hospitalar, 10 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 13 de isolamento e 102 de enfermaria, além de 20 leitos no pronto atendimento e 74 destinados à quimioterapia, sendo 60 adultos e 14 pediátricos.

A ativação da unidade permitirá reorganizar e redistribuir os serviços atualmente concentrados no Huse e em unidades contratualizadas, ampliando a capacidade de atendimento e melhorando a ambiência e a infraestrutura voltadas à oncologia. O primeiro setor a ser ativado na nova unidade será o de quimioterapia adulta.

Fotos: Valter Sobrinho

Publicado: 5 de dezembro de 2025, 21:22 | Atualizado: 5 de dezembro de 2025, 21:22