Huse registra aumento de exames de diagnóstico por imagem no primeiro semestre de 2023

Os dados representam um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 54.827 exames

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) encerrou o primeiro semestre de 2023 com números que atestam a resolutividade dos casos e o fortalecimento da qualidade dos serviços. Prova disso é que são mais de 67.134 exames de diagnóstico por imagem realizados pelo setor entre  janeiro e junho deste ano.

No setor de diagnóstico por imagens do Huse são realizados exames solicitados pelas diversas especialidades médicas, com agilidade no atendimento e otimização do serviço, contando com equipamentos de alta tecnologia para o diagnóstico rápido e preciso de várias doenças. Os dados do total de exames realizados no primeiro semestre de 2023 representam um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 54.827 exames. 

As imagiologias médicas de Raio X são as mais realizadas na unidade. Neste ano, o serviço de diagnóstico por imagem contabilizou 37.438 exames, realizados de forma ambulatorial, nos leitos dos pacientes, na própria sala de Raio X e engloba também os procedimentos oncológicos. Se comparado ao ano 2022, esse tipo de diagnóstico representou um aumento de 43,3%.

O segundo exame mais solicitado pelos médicos é o de tomografia que são divididos em dois tipos: com contraste, que registrou 2.428 exames, e sem contraste, com 13.724 exames realizados. Em comparação com o ano passado houve um leve aumento de 0,9%.

A coordenadora do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Sadt), Noelma Santos, comemorou os resultados destacando que a resolutividade nos casos tem ocasionado uma redução no tempo de espera do paciente. 

“Sabemos que a demanda do maior hospital de urgência do Estado é altíssima, por este motivo a coordenação do Sadt, junto com a equipe vem ao longo desses meses buscando aumentar o número de todos os exames, para poder dar evasão às agendas que estavam reprimidas, e o resultado está aí, um crescimento expressivo de 22,4% de todo serviço oferecido aos nossos pacientes”, comemorou.

O motociclista José Alves, 28, sofreu um acidente de trânsito com um trauma na região da cabeça depois de colidir com outro veículo. Foi solicitada uma tomografia sem contraste e ele festejou a agilidade do procedimento. “Quando me disseram que era para fazer esse exame, eu pensei que ia demorar muito, mas foi rápido. Agora é esperar a avaliação do médico e torcer para eu ir para casa logo”, disse.

O superintendente do hospital, Waltenis Júnior, destaca que esses avanços são frutos dos investimentos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem efetivado no Huse. Segundo ele, o fortalecimento dos serviços e a implantação de novas tecnologias na unidade ajudam as equipes assistenciais a desenvolver um trabalho de qualidade.

“Esses números reforçam o compromisso do Governo do Estado, da Secretaria de Estado de Saúde e de todos os profissionais que atuam no Huse. São investimentos ao longo desses meses que tem melhorado a qualidade dos serviços da unidade, dando um tempo de resposta mais eficiente. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais esses dados, afirmou.

Outros exames

O setor de diagnóstico por imagem também computou avanços em outras especialidades. No comparativo com o mesmo período do ano passado é possível perceber que há maior resolutividade na realização desses exames.

No primeiro semestre, além dos procedimentos citados, foram realizados 388 exames de broncoscopia (aumento de 60,9% em relação ao ano passado), 331 de Colonoscopia (aumento de 93,5%), 1.242 de Endoscopia (aumento de 52%), 5.061 de ECG (aumento de 36,3%), 1.931 de ECO ( 41,5 %) e 4.596 de Ultrassom (aumento de 79,9%).

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 22 de agosto de 2023, 16:42 | Atualizado: 23 de agosto de 2023, 16:46