Huse registra 2.668 atendimentos na semana que antecede a votação para as eleições municipais

Por Katiane Menezes

 

A semana que antecedeu o período de votação para as Eleições Municipais de 2016 (26 de setembro a 02 de outubro) manteve a sua normalidade no que se refere aos atendimentos realizados no Pronto Socorro do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Foram 2668 usuários do SUS e, destes, 392 ficaram internados para outros tratamentos e exames.

 

Foram atendidos 366 pacientes no setor de ortopedia, 468 na Sala de Sutura, 406 no PS Pediátrico (sendo que 236 atendimentos foram de baixa complexidade), 747 na Área Azul adulto, além de 92 no otorrinolaringologia e 89 no oftalmologista. Os ambulatórios de retorno, fisioterapia e de oncologia também registraram atendimentos neste período e somaram 474 atendimentos.

 

Os acidentes motociclísticos continuam aumentando os dados estatísticos e contribuindo para a superlotação na Área Verde Trauma do Huse. Só para se ter uma ideia, nos últimos sete dias, foram 143 vítimas de acidentes envolvendo motocicleta. Desse total, 44 ficaram internados para cirurgias e outros procedimentos.

 

O jovem Velton Santiago, 45, foi um deles. Está há uma semana internado com uma fratura na perna direita e passará por procedimento cirúrgico. “Essa experiência não quero mais passar. Tenho toda assistência aqui no hospital. Espero que seja rápida a cirurgia e que retorne logo as minhas atividades”, declarou.

 

Já para Antônio Pereira, um acidente automobilístico deixou alguns traumas que ele prefere esquecer. “Foi tudo muito rápido e eu acabei desmaiando e já acordei dentro de uma ambulância. Fui trazido aqui para o Huse e estou com traumas físicos e principalmente psicológicos”, relatou.

 

Além dos traumas, casos de baixa complexidade também foram atendidos no PS do hospital. Foram 63 usuários com dor de cabeça, 25 com corte, 80 com dor abdominal, 18 com febre, entre outros casos com menor gravidade. O que mais chamou atenção foi o grande número de vítimas de arma de fogo: 38 atendimentos registrados e com 19 internamentos. As vítimas de arma branca foram 10 e apenas uma necessitou de internamento.

 

De acordo com o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, a violência urbana já está aumentando as estatísticas de atendimentos realizados no PS do Huse. “Durante esse final de semana tivemos os plantões tranquilos. Os traumas, envolvendo vítimas por acidentes no trânsito, principalmente motocicleta, tiveram um aumento considerado nesse período. Os traumas ocasionados por arma de fogo e arma branca também aumentaram as estatísticas. Temos que pensar em estratégias e campanhas que mudem essa realidade”, informou.

 

Publicado: 4 de outubro de 2016, 14:00 | Atualizado: 4 de outubro de 2016, 14:00