Huse recebe visita de consultores do Hospital Samaritano
Por Katiane Menezes
O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) recepcionou, durante três dias, os consultores do Hospital Samaritano, de São Paulo, que iniciaram um importante diagnóstico para compor o projeto que capacitará profissionais atuantes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica. O Huse foi escolhido após análise realizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Hospital Samaritano que gerencia o projeto. Além do Huse, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) também foi beneficiada com a ação e receberá a visita dos técnicos no final deste mês.
O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi) do Ministério da Saúde e conta com uma equipe multiprofissional que atua na UTI pediátrica e que inclui médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. De acordo com a enfermeira da área de responsabilidade social do Samaritano, Kelen Cristensen, o projeto existe desde 2009 e neste triênio (de 2015 a 2017), seis entidades permaneceram no projeto e outras seis foram integradas, entre elas as sergipanas.
“O projeto atua com 12 instituições distribuídas nas regiões norte, nordeste e centro-oeste. Aqui em Sergipe, incluímos duas instituições: Huse e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Essa atividade chamamos de visita diagnóstica. Viemos com um documento baseado em legislação basicamente e visita várias áreas, não só na UTI Neonatal ou Pediátrica. Passamos pelo lactário e na farmácia para conhecer como funcionam todos esses setores que atuam juntos para a melhoria da qualidade assistencial dentro das unidades. Traçamos o plano de ação que deve ser implantado para que o serviço avance muito mais”, explicou.
Ela ressaltou ainda que neste triênio (de 2015 a 2017), os profissionais passarão por algumas etapas. “Os profissionais do Huse vão a São Paulo para vão fazer um treinamento. Após retorno ao Huse, eles farão um treinamento basicamente dentro da UTI Pediátrica com alguns cursos de capacitação em EAD (ensino à distância) com equipes multiprofissionais envolvendo médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, e outra específica para capacitações dos enfermeiros. Até o final do triênio, a gente vai distribuindo essas capacitações”, afirmou.
Também participaram da visita ao Huse, as enfermeiras e consultoras do Hospital Samaritano, Adriana Alves e Rebeca Alabanca, além da farmacêutica Maria Lúcia Rodrigues.
Para a superintendente do Huse, Lycia Diniz, uma iniciativa que demonstra o quanto o Huse continuará avançando. “Estamos no caminho certo. Temos parceiros de grande referência na área da saúde. Entraremos com a parte estrutural, a parceria com o Hospital Samaritano vai beneficiar tanto os profissionais, quanto o hospital, que terá ainda mais compromisso para atender a população infantil. As nossas crianças agradecem”, concluiu.
Publicado: 11 de abril de 2016, 19:14 | Atualizado: 11 de abril de 2016, 19:14