Huse qualifica profissionais para atendimento a vítimas de queimaduras
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) realizou, nesta terça-feira, 7, curso de atualização no atendimento e tratamento aos pacientes queimados.
A capacitação foi direcionada a profissionais da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) e também profissionais de diversas alas do hospital, além de profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospitais Regionais e estudantes.
“É importante compartilhar conhecimento. A Unidade de Tratamento de Queimados é referência no Nordeste e a única especializada para prestar o atendimento ao paciente queimado em Sergipe com profissionais referências em diversas especialidades. A UTQ é um exemplo de excelência em atendimento e tratamento do paciente queimado e hoje, compartilhando conhecimento com profissionais da saúde e representantes de diversas unidades de saúde que estão atualizando o seu conhecimento focado no primeiro atendimento”, disse a Superintendente do Huse, Adriana Meneses.
Para Wandressa Nascimento, gerente da UTQ, a atualização tem a intenção de capacitar os profissionais para esse momento de aumento no atendimento. “Esperamos um aumento de 50% do número de casos esse ano. Com a volta das festas nos interiores e na capital, buscamos passar esse conhecimento às unidades que farão esse primeiro atendimento para minimizar os danos”, afirma Wandressa.
A “Atualização do Atendimento do Paciente Queimado” contou com palestras de diferentes especialidades com expertise em assistência a pacientes vitimas de queimadura.
O médico e coordenador da UTQ, Bruno Cintra, destaca que curso busca uniformizar o atendimento em todo o estado. “A gente consegue ter contato com os interiores e percebemos que nesses 7 a 10 anos de evento, os níveis e os números de queimadura melhoraram muito”, alega Bruno.
Para o terapeuta ocupacional Marcio Luiz, que estava no evento pela primeira vez, a atividade é muito importante para pensar em como trazer a autonomia dos pacientes queimados de volta. “A perda da autonomia das atividades diárias e da tomada de decisões vem para o paciente queimado. A terapia ocupacional vai trabalhar com a imobilização precoce, a estimulação sensorial, massagens cicatriciais e com o ensino para volta da prática de atividades diárias”, diz Marcio.
Fotos: Flávia Pacheco
Publicado: 7 de junho de 2022, 18:25 | Atualizado: 7 de junho de 2022, 18:25