Huse: pacientes oncológicos também recebem suporte nutricional

Por Júnior Matos

Huse - Prédio ONCO - Foto Ricardo Pinho (2)Garantir e manter a qualidade de vida aos pacientes oncológicos em tratamento são algumas das missões do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A maior unidade hospitalar do Estado oferta suporte nutricional assegurando o bem estar do paciente durante o processo assistencial.

 

De acordo com a nutricionista do Huse, Camila Dantas, os tratamentos de quimioterapia e de radioterapia contribuem para a perda de peso ou desnutrição devido aos efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, dificuldade em engolir, alterações no paladar, feridas na boca, constipação e inapetência.

 

“Esses fatores em conjunto com o quadro patológico do paciente contribuem para depleção das reservas corporais e, consequentemente,o paciente entra em risco nutricional e/ou em processo de desnutrição. Desse modo, acaba comprometendo o tratamento e impactando negativamente na qualidade de vida. A meta com o suporte nutricional é justamente para manter o equilíbrio do corpo e promover uma melhor resposta ao tratamento oncológico, ajudando seu corpo a passar melhor pelas terapias indicadas”, explica a nutricionista.

 

O suporte nutricional dos pacientes oncológicos acontece de forma específica e individualizada, variando sempre entre tipo de câncer e cada tipo de câncer e a fase do tratamento. O setor realiza em média 150 atendimentos mensalmente.

 

Dieta e Tratamento

 

A alimentação durante tratamento deve ser fracionada ao longo do dia e equilibrada, composta de macronutrientes como proteínas e carboidratos, além de micronutrientes como, por exemplo, complexo B, ferro, vitamina C e E, entre outros. A combinação adequada ajuda na redução dos riscos de complicações e atua na manutenção do estado nutricional adequado.

 

O paciente Alonso Souza segue realizando o tratamento de quimioterapia no Huse por sofrer com câncer de próstata. Ele é um dos beneficiados com o suporte nutricional ofertado no Huse e conta que, com o incentivo da dieta, teve uma melhoria significativa na qualidade de vida.

 

“No início sentia muitos enjoos porque não tinha vontade de comer. Depois de receber as devidas orientações dos nutricionistas, além de não ter mais enjoos e náuseas, sinto-me muito mais disposto mesmo depois do tratamento”, conta Alonzo.

 

No momento em que os pacientes estão em tratamento de quimioterapia, por exemplo, o Huse oferta almoços e lanches.

 

“Durante o tratamento de quimioterapia, por exemplo, os pacientes são incentivados a aumentar em casa o consumo de frutas e verduras, ter cuidado com a higienização dos alimentos em função do alto risco de infecção, além de aumentar a hidratação por meio de água, água de coco e sucos. Além disso, aos pacientes com anemia ferropriva, o suporte nutricional irá enfatizar os alimentos ricos em ferro e suas combinações para maximizar a absorção deste nutriente, como por exemplo, a combinação com alimentos ricos em vitamina C”, destaca a nutricionista.

 

Em relação à sintomatologia do tratamento, a nutrição ajudará a minimizar as reações. “No período das sessões de quimioterapia, é natural que o paciente tenha enjoo. Para isso, o paciente é orientado a consumir geladinhos de frutas cítricas ou gelo de água de coco para amenizar este sintoma”, destaca a nutricionista.

 

Além da alimentação ofertada durante os tratamentos, os pacientes também têm consultas periódicas no ambulatório de nutrição, que fica dentro do Centro Oncológico no Huse.

 

“Os pacientes recebem as orientações necessárias para seguir o plano nutricional em casa”, destaca Camila Dantas.

 

“Para mim, o apoio da nutrição foi muito importante porque me ajudou a não sentir os efeitos colaterais do tratamento. Agora, já estou curada do câncer, mas ainda faço tratamento nutricional no Huse por recomendações médicas”, falou Maria de Santana Santos, paciente que realizou os tratamentos de quimioterapia e radioterapia no Huse.

 

Visita Domiciliar 

 

Além de todos os cuidados nutricionais, os pacientes oncológicos também recebem visita domiciliares da equipe multiprofissional do Huse.

 

“A visita domiciliar tem como meta estimular a promoção da qualidade de vida ao paciente. Na maioria das vezes, os pacientes estão acamados e necessitam desse suporte. Em muitos desses casos é orientado que os pacientes façam o uso da suplementação nutricional oral melhorar a oferta dos nutrientes”, finaliza a nutricionista do setor de Oncologia do Huse, Camila Dantas.

Publicado: 8 de setembro de 2016, 14:21 | Atualizado: 8 de setembro de 2016, 14:21