Huse inicia vacinação contra Influenza e já imuniza 1100 profissionais
Por Katiane Menezes
O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) iniciaram a vacinação trivalente, que contém variantes do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B) para os servidores do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).
Até a tarde de ontem, 3, cerca de 1.100 servidores foram imunizados. A meta é alcançar todos os 4.000 funcionários que atuam no Huse. De acordo com a enfermeira da CCIH, Elen Koga, a procura está sendo grande.
“Os profissionais de saúde estão incluídos nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério, na campanha deste ano. É muito importante que todos participem”, afirmou.
A farmacêutica Liliane Ribeiro não mede esforços quando se trata da sua saúde. Enfrentou a fila e compareceu para a vacinação. “Essa é uma ação muito importante e que todos nós temos que ter a consciência disso. Temos o privilégio de ter esse serviço aqui no próprio hospital. Não custa nada participar e se imunizar”, explicou.
Já a médica da UTI 1, Janine Barbosa, destacou que a ação é válida e que é em beneficio de todos os profissionais que estão em contato com o paciente diariamente. “A conscientização de todos é muito importante nesse momento. A organização do espaço foi muito boa, a rapidez e agilidade dos profissionais. É uma comodidade para o trabalhador que não precisa se deslocar para outra unidade para tomar a vacina. Parabéns a todos”, disse.
A vacinação segue até amanhã, 5, desta vez no horário das 18h às 21h, no setor de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), localizado no prédio administrativo.
A Gripe
A gripe é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus Influenza, transmissível de uma pessoa para outra por via respiratória.
O vírus Influenza é facilmente transmitido através de gotículas eliminadas pela tosse ou espirro. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta e tosse, mas em alguns casos também podem aparecer dor de cabeça e no corpo, garganta inflamada, falta de ar, cansaço, diarreia e vômitos.
Publicado: 4 de maio de 2016, 13:38 | Atualizado: 4 de maio de 2016, 13:38