Huse destaca a importância da Assistência Farmacêutica durante seminário

Por Júnior Matos

Assistência Farmacêutica (1)Aconteceu nesta quarta-feira, 24, no auditório do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a primeira edição do Seminário de Atenção Farmacêutica, evento que teve como finalidade discutir as condutas, ações e os avanços da atenção farmacêutica desenvolvidas na maior unidade hospitalar do estado.

O evento contou com uma programação diversificada, que envolveu dinâmicas motivacionais, palestras sobre segurança do paciente e, ainda, explicações sobre o funcionamento do Serviço de Informação sobre Medicamentos (SIM) do Huse.

“A atenção farmacêutica é o conjunto de ações promovidas por um farmacêutico, em colaboração com os demais profissionais, que visam promover o uso racional dos medicamentos e a manutenção da efetividade e segurança do tratamento. É bom observar que o Huse tem avançado neste âmbito. Com certeza, essa medida fortalecerá, ainda mais, a assistência ao paciente”, declarou a superintendente do Huse, Lycia Diniz.

O seminário reuniu profissionais farmacêuticos do hospital, representantes dos Conselhos Federal e Regional de Farmácia, técnicos e estudantes da área. “A ideia do seminário é mostrar o papel do farmacêutico no ambiente hospitalar e promover uma atualização de conhecimentos específicos sobre as principais condutas adotadas no Huse nesse setor”, enfatizou o gerente de Assistência Farmacêutica da unidade, Guilherme Luz.

Ainda segundo o gestor, “a medida visa melhorar o processo de planejamento, elaboração, execução e monitoramento das políticas públicas pertinentes, com ênfase para a terapêutica correta e o uso racional de medicamentos”.

 

Assistência Farmacêutica (3)Melhoria para o paciente

A farmacêutica do Huse, Quênnia Moreno, ressaltou as atividades no âmbito da atenção farmacêutica no Hospital de Urgências. “O projeto ‘Sim’ entrou em atuação no hospital em novembro de 2015. Trate-se de um serviço voltado para todos os profissionais da saúde que podem tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos e, com isso, proporcionar mais conforto e segurança ao paciente”, destacou.

Na ocasião, houve o lançamento do projeto “Farmácia Clínica”, que ocorre em parceria com o departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe, na Unidade de Terapia Intensiva do Huse. “Estamos na fase do projeto-piloto, mas a expectativa é que ele seja ampliado para outras alas da unidade hospitalar. A ideia é promover a discussão de toda a equipe multidisciplinar para a melhor utilização dos medicamentos (mudança da dosagem ou até a mesmo a substituição por outro tipo). Assim, será possível proporcionar mais qualidade de vida ao paciente durante o período de internação”, finalizou a profissional.

Publicado: 24 de fevereiro de 2016, 19:30 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2016, 19:30