Huse consolida avanços assistenciais em 2025 e reforça compromisso com a saúde pública dos sergipanos
Entre as melhorias estão a renovação de 100% das macas do Pronto-Socorro, fortalecimento dos processos e ampliação das equipes
O ano de 2025 contemplou importantes avanços no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), maior hospital público estadual. A unidade hospitalar registrou melhorias significativas na qualidade assistencial, na revitalização e reestruturação de espaços e na ampliação de procedimentos de alta complexidade ofertados à população.
Com uma gestão focada na qualificação da assistência, o hospital avançou, ainda, na segurança do paciente e na ampliação de equipes. As ações, desenvolvidas ao longo de todo o ano, reafirmam o compromisso do Estado em fortalecer a rede de urgência e emergência e promover um atendimento cada vez mais seguro, célere e resolutivo.
Para o superintendente do Huse, Roberto Gurgel, os avanços evidenciam o esforço contínuo do Governo de Sergipe em potencializar a assistência do Huse e ampliar a rede estadual de saúde. “As melhorias estruturais, o fortalecimento das equipes e o reconhecimento nacional de práticas assistenciais demonstram o compromisso permanente com um atendimento público eficiente, humanizado e qualificado. O Huse segue como referência para a população sergipana, desempenhando papel fundamental no cuidado e contribuindo, de forma decisiva, para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, destacou.
Avanços em segurança do paciente
O Huse foi reconhecido nacionalmente por suas práticas de segurança do paciente, resultado de protocolos atualizados, ações contínuas de monitoramento e capacitação das equipes, reforçando o compromisso institucional com um cuidado responsável e uma cultura assistencial centrada na prevenção de riscos. Além disso, o Laboratório de Análises Clínicas do Huse alcançou desempenho de excelência em avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ).
Revitalização
O Centro Cirúrgico do Huse passa por um processo de revitalização e reestruturação. A reforma tem avançado de forma contínua, permitindo ampliar a capacidade operatória, modernizar equipamentos, além de reorganizar fluxos assistenciais. Com a adequação do local, leitos da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) já foram ampliados e o posto de Enfermagem já foi reformado, além dos corredores que interligam as salas internas. Recentemente, a unidade também recebeu um novo microscópio cirúrgico, equipamento de alta tecnologia e mais moderno da categoria.
Além das melhorias voltadas aos procedimentos cirúrgicos, o Governo do Estado investiu, ainda, na revitalização das enfermarias e das alas de internamento do Huse. Ao longo do ano, diversas áreas receberam melhorias estruturais, pintura, modernização de leitos, climatização e reorganização dos ambientes para garantir mais conforto a pacientes e profissionais. Espaços como a Ala Verde Trauma (Observação Cirúrgica), Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Huse e o Corredor de Catástrofe, também passaram por reformas.
“As ações realizadas mostram que o Huse continua avançando para se tornar um hospital cada vez mais resolutivo, humano e moderno. Cada obra concluída, cada novo equipamento, cada reconhecimento técnico e cada profissional incorporado à equipe reforçam a missão da unidade: oferecer assistência de qualidade e salvar vidas com muita dedicação”, enfatizou a diretora assistencial do Huse, Nataly Góis.
Assistência e ampliação de leitos
Além das melhorias estruturais, a unidade hospitalar também renovou 100% das macas do Pronto-Socorro e recebeu mais de 1.000 itens entre poltronas, macas de transporte, cadeiras de descanso, cadeiras de rodas e camas hospitalares, assegurando a qualidade dos serviços prestados, atendimento cada vez mais humanizado e ampliação da assistência da unidade hospitalar.
Ao longo do ano, o hospital recebeu novos profissionais de saúde, fortalecendo equipes multidisciplinares que atuam diretamente na assistência. A ampliação do quadro contribuiu para maior agilidade nos fluxos internos e ampliação da capacidade de atendimento.
“As melhorias implantadas como o projeto piloto na Ala 200, o projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) e a utilização do prontuário eletrônico tem aprimorado, cada vez mais, a gestão e a qualidade do cuidado assistencial na unidade hospitalar. Isso nos permite ter uma visão ainda maior quanto ao suporte oferecido aos pacientes”, acrescentou a diretora assistencial.
O paciente Kelvin Felipe Santos, de 25 anos, após sofrer um acidente de moto, foi admitido para a Ala Vermelha do Huse, passando por exames e avaliação em diversas especialidades. Após 15 dias internado, teve alta hospitalar. “Estou muito feliz. Sou muito grato por tudo. Primeiramente a Deus, à minha mãe e a todos que estão aqui na assistência que ajudaram na minha recuperação”, contou.
Emocionada, Cátia Regina também comemora a alta hospitalar do filho. “Deus enviou anjos como toda a equipe médica, de enfermagem e todos que fazem o Huse. Fomos muito bem tratados aqui, só tenho o que agradecer”, relatou.
O aposentado Jenisson da Silva Ribeiro, 69 anos, também aprovou a assistência da unidade hospitalar. Ele passou por uma intervenção cirúrgica de urgência e teve alta hospitalar. “Tenho muito o que agradecer a todos que colaboraram para que a minha recuperação tivesse sucesso. Agora é continuar com a minha rotina. Vivenciei de perto as mudanças do Huse que está totalmente reformulado e bastante integrado, inclusive melhor que muitos hospitais da rede privada. Não tenho do que reclamar no meu atendimento”, garante.
O Huse ganhará, ainda, um novo bloco de enfermarias, que contará com mais de 50 novos leitos, ampliando a capacidade total para 227 leitos. O investimento superior a R$1,8 milhão abrange uma área de 968,39 m², distribuída entre pavimento térreo, superior e cobertura, com 16 banheiros, 10 enfermarias, dois leitos de isolamento e áreas de apoio técnico e assistencial.
Procedimentos inéditos
O Huse também registrou avanços relevantes no campo dos procedimentos de Alta Complexidade e realizou um procedimento inédito no estado: a implantação, pela via endoscópica, de prótese de esôfago, beneficiando pacientes com tumores esofágicos avançados e obstrutivos. O método, considerado seguro e efetivo, visa otimizar a recuperação do quadro clínico dos pacientes, a partir da redução de complicações, minimização de sintomas e ampliação de perspectivas terapêuticas e tratamento dos pacientes.
Outros novos procedimentos voltados à Endoscopia Terapêutica também passaram a ser ofertados, como é o caso da primeira Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) com passagem de prótese biliar metálica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e a primeira CPRE com uma coledocoscopia com Spyglass, aparelho que permite a realização da endoscopia por dentro da árvore biliar, extra e intra-hepática. Os procedimentos são considerados minimamente invasivos, disponíveis apenas em grandes centros no Brasil.
Fotos: Ascom/SES












Publicado: 23 de dezembro de 2025, 12:05 | Atualizado: 23 de dezembro de 2025, 12:05