Humanização: Oncologia comemora festejos juninos no Huse

Por Katiane Menezes

festa junina ONCOlogia 2016 (11)O colorido das bandeirolas, o xadrez nas camisas, o estampado nos vestidos das crianças, as comidas típicas, a alegria e a integração dos pacientes, funcionários e acompanhantes foram os principais ingredientes dos festejos juninos do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

 

Além de celebrar os santos do mês de junho (São José, Santo Antônio, São João e São Pedro), funcionários e pacientes  aproveitam estes momentos para celebrar a vida. O padre Givanildo Santos, celebrou a missa e pediu muitas bençãos para todas as famílias e para os pacientes em tratamento. Um momento de muita emoção e fé. Logo em seguida a coordenadora assistencial da Oncologia, Meire Jane Souza, fez a abertura do arraial e o forró começou.

 

“Esse é um momento de integração, de muita alegria e de união nossa fé com aqueles pacientes que estão internados. É uma comemoração dessa festa que é tradição da nossa cultura”, afirmou.

 

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, esteve presente durante o evento e destacou a importância de celebrar a vida com festa e com muita alegria. Ela ressaltou também, alguns avanços para os próximos meses e parabenizou a organização da festa.

 

“Este é um momento de socialização e de amor. Não medimos esforços para oferecer uma assistência de qualidade ao nosso paciente oncológico. O bunker que abrigará o segundo acelerador linear já está com as obras aceleradas. No próximo mês, zeraremos a fila de pacientes de câncer de mama”, destacou a secretária.

 

Programação

 

A comemoração contou com a participação do Coral da AAACASE, formado por pacientes com câncer de mama e que integram o grupo Mama Fest, do Huse. As integrantes prepararam um repertório com músicas especiais para o clima junino e emocionaram o público presente.

 

Domingas Josefa de Jesus, 44, iniciou o tratamento há quatro anos e há quatro meses realizou a cirurgia para reconstrução da mama. Ela é uma das integrantes do Coral AAACASE e sempre participa das atividades e destaca a importância dessa alegria para o tratamento. “Vocês não fazem ideia do quanto essa integração e essas atividades são transformadoras. Pena que nem todos podem participar, alguns pacientes não podem descer para a festa e continuam no quarto. Mas a gente se sente muito melhor em participar das atividades”, disse.

 

As comidas típicas não poderiam faltar no cardápio. Milho, pipoca, amendoim, laranja, mungunzá, bolos típicos e salgadinhos foram servidos para todos os participantes. O trio pé de serra animava os forrozeiros que arrastavam o chinelo no salão e deixava a festa ainda mais divertida. Logo em seguida, foi a vez da apresentação do Grupo Mama Fest (formado por mulheres mastectomizadas – retiraram a mama).

 

As crianças e seus acompanhantes se divertiram muito e esqueceram o lado triste da doença por algumas horas. A dona de casa Roselena de Jesus, 35, foi uma delas. Ela é a mãe do pequeno Lucas de Jesus, 4, que está em tratamento contra uma leucemia há um ano e oito meses. Os dois participaram da festa e se divertiram muito. Ela lembra que cada vez que o filho participa dessas atividades o astral dele muda para melhor.

 

“Já percebi que quando a gente fala que vai ter festinha na oncologia ele se anima todo e fica outra criança. Isso ajuda muito no astral dele”, comentou.

 

A lavradora Claúdia Vieira, 25, é mãe de David Júnior Vieira, 6, que está em tratamento contra leucemia. Ela caracterizou o filho com camisa xadrez e se divertiu durante a festa. “Eu gosto tanto quando tem essas festas, porque eles ficam muito felizes. Ganham presentes, lancham e se divertem muito. Tudo é feito com muito capricho e amor. Meu David adora”, afirmou.

 

Presença

 

Além das presenças da secretária de estado da Saúde, Conceição Mendonça, da Superintendente do Huse, Lycia Diniz, da coordenadora assistencial da Oncologia, Meire Jane Souza, prestigiaram a festa o diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Hans Lobo, a diretora operacional da FHS, Jurema Viana, o ex secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral e gestores do Huse.

Publicado: 17 de junho de 2016, 14:10 | Atualizado: 17 de junho de 2016, 14:10