Hospital Regional de Lagarto: número de vitimas de acidentes motociclísticos volta a aumentar
Por Tito Lívio de Santana
O número de vítimas de acidentes motociclísticos atendidas no Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a registrar aumento no último fim de semana, quando a unidade assistiu a quase 600 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira (10) e o domingo (12) o HRL assistiu 566 pacientes, entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.
No final de semana passado, o HRL atendeu 29 vítimas de acidentes de trânsito, a maioria (27) envolvendo motocicletas e motonetas. Em relação ao fim de semana compreendido entre os dias 3 e 5 deste mês, quando foram atendidas 20 vítimas de acidentes motociclísticos, entre a sexta-feira e o domingo passados houve um aumento de 35% nos atendimentos a esse tipo de caso de violência no trânsito. No mesmo período, uma pessoa deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional por acidente automobilístico e outra por atropelamento.
Também entre a sexta-feira e o domingo passados, o Pronto Socorro do HRL atendeu a 27 pessoas que sofreram algum tipo de queda (da própria altura, de telhados, escadas, dentre outros), quatro vítimas de agressões físicas e uma de ferimentos por arma branca. No final de semana passado, deram entrada ainda no HRL sete pacientes por intoxicação, 12 por traumas diversos e três foram assistidos na unidade após sofrerem mordidas de cães. Não houve registro de vítimas de ferimentos por arma de fogo no mesmo período.
Cobertura
O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.
No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.
O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.
Publicado: 13 de junho de 2016, 19:43 | Atualizado: 13 de junho de 2016, 19:43