Hospital Regional de Lagarto atendeu a quase 1.400 pacientes na última semana

Por Tito Lívio de Santana

lagarto hospital (3)De acordo com o Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a segunda-feira (29 de agosto) e o domingo (4 de setembro), o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, assistiu 1.352 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos.

Importante equipamento de saúde da Rede Estadual Hospitalar, o HRL tem se constituído numa unidade vital para assegurar à população sergipana acesso aos serviços de urgência e emergência e, consequentemente, salvar vidas. É o caso da garotinha A.S.N.J., de 6 anos, que reside com os pais no povoado Colônia 13, em Lagarto, e está internada desde a última quinta-feira (1).

“Inicialmente ela foi internada na Área Amarela. Depois de passar pela avaliação dos médicos, fez exames de sangue, toque abdominal e duas ultrassonografias, quando ficou constatada a apendicite”, conta o pai da menina, o lavrador Edézio Macário de Jesus, de 54 anos, que nesta acompanhava a recuperação da filha, que se submeteu a intervenção cirúrgica e está internada em uma das enfermarias da Pediatria.

 

paciente lagarto“Tenho seis filhos e já precisei outras vezes do hospital, inclusive para a minha mulher. O atendimento daqui é nota 10 e os médicos estão muito atenciosos com minha filha”, ressaltou.

Atendimentos



Entre o dia 29 e o domingo passados, o Hospital Regional de Lagarto atendeu grande número de vítimas de acidentes de trânsito e de violência urbana. De acordo ainda com os dados do Hospub, nesse período foram 62 vítimas de violência no trânsito, a maioria por acidentes motociclísticos, que afetaram 56 pacientes, representando 90,3% do total de envolvidos em acidentes. No mesmo período, o HRL atendeu ainda dois cidadãos que sofreram acidentes automobilísticos e mais quatro por atropelamentos.

Ainda nos últimos sete dias, a unidade hospitalar atendeu a quatro vítimas de agressões físicas, uma de envenenamento e quatro por ferimentos de arma branca (faca, facão e canivete). além de outros três feridos por arma de fogo.

No mesmo período, o Pronto Socorro assistiu ainda 90 pacientes que sofreram vários tipos de quedas, como da própria altura, de escadas ou telhados, e 48 deram entrada na unidade com traumas diversos.

 

hospital lagarto (6)Também foram atendidas sete pessoas que sofreram mordidas de cães e cinco por picadas de animais. Outras 16 pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação.

 

Cobertura

 

O Hospital Regional de Lagarto (gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde e em fase de federalização para transformar-se em hospital universitário), é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto.

 

O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.

Publicado: 5 de setembro de 2016, 19:39 | Atualizado: 5 de setembro de 2016, 19:39