Hospital Regional de Lagarto atende mais de 6 mil usuários em julho, com taxa média de ocupação de 98%
Por Tito Lívio de Santana
“Ao chegar aqui, não encontramos um médico ou um enfermeiro estressado. Só tenho a agradecer por minha mãe está sendo atendida com muito carinho. Acho que Deus a colocou no lugar certo, pois a equipe neste hospital é mil”. A declaração é da confeiteira Vânia Soares, 42 anos, ao manifestar satisfação com o atendimento proporcionado à sua mãe, M.N.A., 75 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, região Centro-Sul de Sergipe.
A UTI do Hospital de Lagarto dispõe de 10 leitos e foi a primeira a ser implantada no interior de Sergipe, através da Reforma Sanitária e Gerencial do Sistema Único de Saúde (SUS), concebida a partir de 2007 pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Minha mãe teve Acidente Vascular Cerebral (AVC) e vai completar quatro meses de internada aqui em Lagarto. Graças a Deus, muito bem acolhida e assistida pelos profissionais”, reforça a confeiteira, que mora no bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
Assim como a mãe de dona Vânia Maria, milhares de usuários do SUS são assistidos todos os meses no Hospital Regional de Lagarto, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e atualmente em fase de federalização para transformar-se no futuro em Hospital Universitário. No mês passado, o número de pacientes atendidos no HRL foi o segundo maior, desde a inauguração da unidade, em julho de 2010.
De acordo com os balanços gerenciais e de produção do HRL, em julho deste ano, pela segunda vez, o hospital superou a casa dos 6 mil pacientes atendidos. Foram no total 6.029, número inferior apenas ao registrado em junho de 2013, quando a unidade assistiu 6.326 usuários do SUS. O número de novas internações também foi um dos maiores, chegando a 353 no mesmo período, com taxa média diária de ocupação de 98%.
“Os resultados obtidos no mês de julho confirmam o nível de resolutividade e o expressivo significado que o Hospital Regional de Lagarto tem para a Rede Estadual de Urgência e Emergência. Esses e outros números expressam todo o potencial de resolutividade proposto para o hospital, salientando ainda que nesse mesmo mês, nossa taxa média de transferência externa voltou a ser uma das menores da rede: 0,37%”, ressaltou o superintendente do HRL, Oldegar Alves Junior.
Outros números
Além desses números, outros também demonstram a importância do HRL para a descentralização e regionalização do acesso aos serviços de Saúde na área hospitalar, garantindo assistência tanto à população do Centro-Sul de Sergipe, bem como para usuários do SUS de outras regiões do Estado e de municípios baianos circunvizinhos.
Em julho, o Hospital Regional de Lagarto realizou quase 24.700 procedimentos de urgência e emergência, como consultas especializadas em ortopedia, pediatria, clínica geral e atendimentos de enfermagem em geral, a exemplo de administração de medicamentos, aferição de pressão arterial e inalação/nebulização.
Ainda no mês passado, o HRL realizou quase 100 cirurgias, sendo que 88 delas em ortopedia, especialidade na qual a unidade é atualmente uma referencia para toda a região Centro-Sul. E os benefícios não param por aí, já que no mesmo período o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) ofertou aos usuários quase 15.400 exames, dos quais 12.456 laboratoriais clínicos e 1.905 radiológicos. Também foram realizados, no mesmo mês, em torno de 350 eletrocardiogramas (ECG) e de 230 ultrassonografias.
Publicado: 11 de agosto de 2016, 13:36 | Atualizado: 11 de agosto de 2016, 13:36