Hospital Regional de Estância ganha melhorias na infraestrutura

Por Morgana Barbosa

 

EstanciaEstão em andamento ações voltadas à revitalização do Hospital Regional Dr Jessé de Andrade Fortes (HRE), em Estância. O objetivo é aprimorar a infraestrutura da unidade e promover avanços na qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As melhorias abrangem desde a implementação da rede elétrica e hidráulica, até a pintura, a aquisição de móveis, além de reparos.

 

Serão instalados novos aparelhos de ar-condicionado nas salas de acolhimento, hidratação, sutura, na sala de medicação, nos consultórios médicos, dentre outros espaços.

 

De acordo com a coordenadora de infraestrutura da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Claudimara Carvalho, o prazo para conclusão das ações é de, no máximo, três meses.

 

“Além das melhorias na infraestrutura, vamos proporcionar um ambiente mais humanizado tanto para os pacientes quanto para os servidores. Vamos trabalhar com cores suaves e diferenciadas nas recepções e nos consultórios, promovendo um ambiente mais acolhedor no hospital”, complementa a coordenadora.

 

Os pacientes que chegam ao Hospital Regional de Estância já se deparam com as melhorias, dentre elas as 20 novas cadeiras de hidratação, todas acolchoadas para proporcionar mais conforto aos pacientes.

 

“Estou me sentindo muito bem aqui. Estou confortável e gosto muito do atendimento do hospital”, disse Dona Erivalda dos Santos, 51 anos. Ela deu entrada com dores abdominais, recebeu atendimento e permaneceu acomodada em uma das novas cadeiras de hidratação do HRE até o momento da liberação.

 

Também foram entregues novas longarinas de três lugares (cadeiras de espera), que proporcionam maior conforto aos pacientes e acompanhantes.

 

Estância_ (2)“O governo não mede esforços para promover cada vez mais melhorias ao Hospital Regional de Estância. A ampliação no número de atendimentos tem sido expressiva e estamos trabalhando para atender a essa demanda cada vez melhor”, ressalta a superintendente do HRE, Luciana Carvalho.

 

Há três meses uma série de melhorias vem sendo implementadas em diversas unidades da FHS. Já foram contemplados os Hospitais Regionais de Propriá e Itabaiana. O Regional de Estância é o terceiro a ser revitalizado.

 

Atenção psicossocial

 

Ainda segundo a superintendente do Hospital Regional de Estância, Luciana Carvalho, até o final do ano, serão abertos 15 leitos psiquiátricos, sendo 10 masculinos e 5 femininos.

 

“A área já está pronta, faltando apenas a inclusão dos aparelhos de ar-condicionado que já foram adquiridos”, disse a gestora.

 

A expectativa é que sejam atendidos pacientes em surto psiquiátrico, pacientes em abstinência de entorpecentes e de álcool. A estratégia de atendimento prevê o Acolhimento e Classificação de Risco, o atendimento clínico e, em seguida, o encaminhamento para a equipe da Atenção Psicossocial. Quando esses pacientes tiverem alta serão encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps)  da região.

 

Para esse projeto, será composta uma equipe multiprofissional que engloba psiquiatras, psicólogos, serviço social, terapeutas ocupacionais, além de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que receberão treinamento promovido pela Educação Permanente da Fundação Hospitalar de Sergipe.

 

“Não poderemos realizar internamento compulsório, ou seja, só poderão ser internados aqueles pacientes que cheguem por conta própria ou que depois de estabilizados optem por permanecer internados”, esclarece a superintendente.

Publicado: 3 de maio de 2016, 15:33 | Atualizado: 3 de maio de 2016, 15:33