Hospital Regional de Estância está preparado para atender vítimas de queimaduras

Por Luiza Sampaio

Estância - queimados (7)Por estar situado em um município onde a tradição junina de fogos é altamente presente, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, se preparou, antecipadamente, para atender uma possível demanda no setor de queimados. De acordo com a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, a equipe participou de cursos de capacitação e de qualificação, com foco nesse tipo de assistência.

“Tanto a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) quanto a própria Secretaria de Estado (SES) se preocupou em requalificar as equipes para o atendimento às vítimas de queimadura por fogos de artifício e fogueiras. Há cerca de dois meses, os profissionais vêm participando de cursos de Educação Permanente, inclusive dentro da própria unidade, prezando pela qualidade do serviço que é oferecido”, ressaltou a gestora.

O balanço dos primeiros 20 dias do mês de junho mostra que o Hospital Regional já prestou atendimento a 19 vítimas de queimaduras. “Desse total, seis foram registrados neste último final de semana, cinco casos em pacientes maiores de 30 anos e o sexto em um adolescente de 18 anos de idade”, detalhou.

Para a superintendente, apesar da tradição que envolve a Guerra de Espada e o famoso Barco de Fogo, é preciso cautela da parte de quem participa, pois ambos os costumes juninos mexem diretamente com fogo.

“O número de incidentes registrado até agora ainda é considerado baixo. Mas, para manter esse quadro positivo, reforçamos com a população que tenha cuidado quando for manusear qualquer tipo de artifício junino. Estância é um grande pólo dos festejos, onde a grandiosidade da cultura popular continua presente e, para que esse brilho não diminua, é essencial essa prudência”, orientou, assegurando que a equipe de cirurgiões e enfermeiros está totalmente preparada para qualquer tipo de ocorrência.

Final de semana

Em Estância, o balanço do final de semana registrou 514 atendimentos de emergência entre os dias 17 e 19 de junho, sendo o sábado o dia de maior movimento da unidade hospitalar, com 181 pacientes recebidos.

“O Regional contabilizou, ainda, 16 internamentos nesses últimos três dias, além da realização de uma cirurgia de hérnia umbilical”, informou Luciana Carvalho.

Como vem ocorrendo todas as semanas, o Hospital Regional, que atende a população do Sul Sergipano, apresentou alto grau de resolutividade, sem registro de necessidade de remoção para outras unidades da Rede.

“Graças ao empenho da equipe e aos investimentos da SES/FHS, a qualidade do serviço oferecido vem sendo otimizado. O reflexo disso é a ausência de transferências e o número de altas concebidas: foram 313 nesse fim de semana”, avaliou.

Publicado: 20 de junho de 2016, 19:58 | Atualizado: 20 de junho de 2016, 19:58