Hospital João Alves Filho registrou cerca de 400 atendimentos durante feriado de Réveillon

Cerca de 400 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) registraram algum tipo de atendimento no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, no período de 31 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021 (período das festas de réveillon). Esses dados fazem parte do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (HOSPUB), disponibilizado pelo hospital.


Desse total, cerca de 15 pacientes precisaram continuar internados para novos exames e observação. Para a surpresa dos profissionais, diferente dos anos anteriores, quando a concentração era de pacientes de baixa complexidade, neste caso a maioria dos atendimentos estavam relacionados a vítimas do trauma.

Foram 163 atendimentos realizados pelos setores de Ortopedia e Sutura, contra 120 atendimentos da Área Azul com casos de baixa e média complexidade. Além desses atendimentos, foram destacados também 42 registros nos consultórios do Oftalmologia e Otorrinolaringologia. De acordo com a coordenadora do Pronto Socorro do Hospital Governador João Alves Filho, Débora Feitosa, foi um final de ano dentro do que as equipes haviam planejado.

“Todo o planejamento que os gestores programaram foi dentro do esperado e atendeu as expectativas. As festas de final de ano foram tranquilas, mesmo para um período de pandemia da Covid-19. Os traumas fizeram algumas vítimas a mais, e a baixa complexidade se manteve dentro do normal. O alerta que eu faço é para que as pessoas continuem se cuidando e se prevenindo do coronavírus, pois, alguns casos estão chegando aqui no hospital positivados”, explicou Débora Feitosa.

Foram registrados, durante o período de final do ano, sete vítimas por acidentes automobilísticos, 32 vítimas por acidentes motociclísticos, 11 vítimas por agressão física, 14 usuários com dor no ouvido, 48 vítimas de queda, duas vítimas por arma branca e cinco vítimas por arma de fogo, entre outros casos de baixa complexidade.

O Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, localizado no Hospital João Alves, também registrou atendimento aos pequenos pacientes durante esse período festivo. Foram totalizados 70 pacientes pediátricos que precisaram de atendimento e foram assistidos na unidade. Desse total, 4 seguem internados em observação.

Publicado: 5 de janeiro de 2021, 16:35 | Atualizado: 5 de janeiro de 2021, 16:35