Hospital de Urgências intensifica suporte a pacientes com queimaduras durante os festejos juninos

Dados preliminares divulgados pela unidade hospitalar apontam 46 registros de pacientes atendidos com algum tipo de queimadura no Pronto-Socorro, sendo 13 por fogos de artifício

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem intensificado a assistência voltada a pacientes com algum tipo de queimadura. Isso porque é mais comum, nesta época do ano, os acidentes provocados pelo manuseio de fogos de artifício, fogueiras e explosivos, e podem representar um aumento na procura de cuidados específicos na unidade hospitalar.   

Segundo dados preliminares divulgados pela unidade hospitalar, até o dia 22 de junho deste ano, foram 46 atendimentos no Pronto-Socorro do Huse, voltados a pacientes com algum tipo de queimadura, seja ela ocasionada por fogo, substâncias químicas, líquidos ferventes e outras causas, sendo 13 por fogos de artifício. “São registros que preocupam bastante, como é o caso de acidentes com crianças, por exemplo. Assim como todos os anos, a unidade hospitalar se prepara, ainda mais, nesse período para garantir o cuidado especializado. A gente não quer que aconteça, mas algumas orientações são importantes, como é o caso de manter o local afetado em água corrente, pelo menos, em 15 minutos, para barrar o processo de queimadura. Logo após, envolver em pano seco e ir ao hospital”, destaca a cirurgiã plástica e Responsável Técnica da especialidade de Cirurgia Plástica do Huse, Moema Santana.

Para este ano, o Hospital de Urgências tem realizado um monitoramento diário dos casos atendidos, além de adotar estratégias específicas para o período. No Pronto-Socorro do Huse foram disponibilizados leitos exclusivos para o atendimento de pessoas com queimaduras. Além disso, a UTQ conta com a perspectiva de ampliação do número de leitos de enfermaria e suporte da Unidade Pediátrica e leitos de alta complexidade, de acordo com a demanda.

UTQ

Apesar da demanda significativa dos atendimentos na Urgência e Emergência do Huse, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), assistência especializada e referência estadual de atendimento interdisciplinar para o tratamento das áreas afetadas na pele, admitiu, no período de 1° a 22 de junho, nove pacientes, sendo três por fogos de artifício. Ano passado, foram 20 admissões com algum tipo de queimadura. 

“Já tivemos casos este ano de pacientes atingidos por buscapé e espada. A gente sabe que é tradição, mas é preciso redobrar os cuidados. Com a chegada do São João, essa demanda pode aumentar e, geralmente, as lesões são mais graves, demandando o internamento e cuidados especializados”, salienta a gerente da UTQ, Wandressa Nascimento.

Em todo o mês de junho do ano passado, foram admitidos 27 pacientes na UTQ, sendo 16 apenas entre os dias 23 e 24 e, destes, 10 por fogos de artifício.

Conscientização

Para fortalecer a assistência da Rede Estadual de Saúde, o Huse já realizou o curso de atualização voltado ao paciente queimado, visando otimizar o acolhimento de pacientes queimados, além de focar também na importância do primeiro atendimento. Além disso, a representante da Unidade de Tratamento de Queimados participou de um encontro voltado para colaboradores da Petrobrás, abordando a prevenção a queimaduras.

Fotos: Valter Sobrinho e Mário Sousa

Publicado: 23 de junho de 2025, 11:56 | Atualizado: 23 de junho de 2025, 11:56