Hospitais Regionais registram fim de semana tranquilo no interior do Estado

Por Luiza Sampaio

BANNER REDE PRINCIPAL REGIONAISDepois de um mês de junho movimentado, o primeiro final de semana de julho teve um fluxo de atendimento menor em quatro Hospitais Regionais. Gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), as unidades são responsáveis por prestar atendimento médico no interior de Sergipe, descentralizando o serviço público de saúde e, consequentemente, contribuindo para que o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju, não fique superlotado.

Em Estância, no Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes foram atendidos 497 pacientes de emergência entre os dias 1 e 3 de julho. Deste total, 404 receberam a assistência necessária e, posteriormente, foram liberados pela alta médica. O balanço do final de semana mostra, ainda, que apenas 12 usuários do SUS necessitaram de internamento e que nenhuma cirurgia foi realizada no período.

“Foi preciso realizar 10 transferências para o Hospital de Urgências de Sergipe, por se serem casos mais graves, com necessidade de atendimento médico de alta complexidade. Entre os pacientes, uma vítima de arma de fogo, uma de acidente motociclístico, uma vítima de arma branca, além de um paciente com trauma, outro com abscesso e um último apresentando pé diabético”, informa a superintendente do Regional de Estância, Luciana Carvalho.

Glória e Socorro

No Alto Sertão Sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória também teve um final de semana com fluxo tranquilo, registrando o atendimento a 515 pacientes, sendo 416 no setor Clínica Médica, 75 na Pediatria e outros 24 na Obstetrícia. De acordo com a superintendente da unidade, Dejane Santana, 12 usuários do SUS necessitaram de internamento. “Na maternidade foram 12 partos realizados e outras 12 gestantes passaram por avaliação, não havendo desassistência”, garante a gestora.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu 581 pacientes no setor Clínica Médica, 164 na Pediatria e 79 na Obstetrícia, totalizando 818 assistências prestadas durante o final de semana. Apenas 16 usuários do SUS necessitaram de internamento na unidade, como esclarece a superintendente, Genisete Pereira.

“Todos os outros que procuraram o Pronto Socorro foram atendidos e liberados em seguida”, completa.

O balanço do final de semana mostra que a maternidade do Regional de Socorro realizou oito partos e três curetagens, mantendo os plantões abertos. “Foram feitas duas transferências de pacientes para outras unidades da rede. Uma criança encaminhada a UTI do Hospital Santa Isabel e um adulto para a Ala Vermelha do Huse, devido a gravidade dos casos”, conclui a superintendente.

Publicado: 4 de julho de 2016, 19:17 | Atualizado: 4 de julho de 2016, 19:17