Hospitais regionais mantêm resolutividade durante o final de semana
Por Luiza Sampaio
Os Hospitais Regionais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Saúde (FHS), mantêm o atendimento público descentralizando, ofertando um serviço de qualidade aos municípios do interior sergipano. Como vem ocorrendo ultimamente, a produtividade nas unidades aumenta a cada final de semana, demonstrando resolutividade e habilidade de gestão.
Em Itabaiana, por exemplo, entre sexta-feira, 19, e domingo, 21, o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno contabilizou 706 atendimentos, com 673 altas médicas, o que representa um índice de resolutividade imediata de 90%. Os registros se diferenciam entre 489 acolhimentos, com 474 altas médicas; 36 casos de ortopedia, com 32 altas; 53 suturas, com 44 altas; 100 casos de observação pediátrica, com 99 altas médicas; e uma observação adulta com alta.
“Quando somamos o número de acolhimentos com os casos de observação pediátrica e adulta, além das consultas em ambulatório, é possível observar que entre os 706 atendimentos registrados no final se semana, 602 procuraram por assistência ambulatorial na unidade, o que significa 85% do registro total”, analisou o superintendente do Hospital Regional, Darcy Tavares.
Glória e Lagarto
O município de Glória também teve um final de semana movimentado, com 688 atendimentos registrados entre sexta-feira e domingo. Do total, 670 pacientes receberam alta médica, 13 precisaram ser internados e outros dois foram removidos para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), pois necessitaram de acompanhamento de alta complexidade.
“A unidade também contabilizou assistência a 13 vítimas de acidentes automobilísticos, um número que ainda preocupa bastante”, relatou a superintendente, Dejane Santana.
No Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro, em Lagarto, foram 423 pacientes atendidos, sendo 41 vítimas de acidentes automobilísticos (37 envolvendo motos), duas vítimas de agressão física, outras duas com ferimentos por arma branca, 10 com traumas e três pessoas com picadas de animais. Deram entrada na unidade, ainda, 27 pacientes vítimas de queda.
Socorro e Estância
A estatística de atendimento no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, registra 551 atendimentos no setor clínico adulto, 144 no clínico pediátrico e 53 na maternidade, totalizando 748 pacientes. A unidade registrou a realização de 16 partos e quatro curetagens, considerando o final de semana tranquilo.
“Foram três dias dentro do padrão resolutivo do hospital, com os pacientes recebendo o serviço necessário. É importante ressaltar que apenas três pessoas precisaram de transferência para o Huse, por serem casos graves, que necessitavam de acompanhamento da alta complexidade”, frisou a superintendente do Regional, Genisete Pereira.
Em Estância, o hospital prestou assistência de emergência a 555 pacientes durante o final de semana, sendo que apenas 13 foram internados na unidade. O Regional realizou, ainda, cinco procedimentos cirúrgicos.
Publicado: 22 de fevereiro de 2016, 20:31 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2016, 20:31