Hospitais Regionais garantem atendimento de urgência e emergência no interior de Sergipe

Por Luiza Sampaio

hospital socorro enfermariaDescentralizar o serviço público de urgência e emergência em saúde e, desta forma, oferecer atendimento qualificado aos usuários do SUS no interior de Sergipe. Este é o objetivo dos Hospitais Regionais, unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), que recebem, diariamente, um alto fluxo de pacientes.

 

Em Propriá, por exemplo, no Hospital Regional São Vicente de Paula, foram 870 pessoas recebidas no último final de semana, entre os dias 29 e 31 de julho. Deste total, 469 foram direcionados para o setor da Clínica Médica, 178 para a Pediatria, 91 na Clínica Cirúrgica e outros 85 na Ortopedia, como detalha a superintendente da unidade, Ana Raquel.

 

“O Regional de Propriá, que atende a microrregião de Saúde do Baixo São Francisco, tem ofertado um importante serviço, evitando que os pacientes precisem se deslocar para Aracaju na busca por atendimento”, ressalta a gestora.

 

Ainda no final de semana, foram registradas 18 cirurgias eletivas e 10 internamentos clínicos, além de 18 partos e uma curetagem na maternidade do hospital.

 

Já no Leste Sergipano, foram 696 pacientes atendidos no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, sendo 494 na Clínica Médica, 140 na Pediatria e 62 na Obstetrícia. “A unidade manteve os plantões com equipe médica completa em todos os dias do final de semana, realizando um trabalho eficaz para a população”, avalia a superintendente, Genisete Pereira.

 

Do total de pacientes que procuraram o regional, apenas 18 necessitaram de internamento e outros dois foram transferidos para UTIs da Rede Hospitalar Estadual, devido à necessidade de continuidade dos tratamentos. “Na maternidade, foram 12 partos e três procedimentos de curetagem. Importante ressaltar que todas as gestantes que nos procuraram foram atendidas pela equipe de obstetrícia”, enfatiza.

 

 Estância e Glória

 

O Hospital Regional Dr. Jessé Fontes de Andrade, em Estância, teve um final de semana um pouco mais tranquilo que o comum, com 508 atendimentos registrados entre 29 e 31 de julho. Deste total, 252 foram direcionados para o setor Clínica Médica, 83 para a Pediatria e 101 para o Cirúrgico.

 

“Foram realizados sete procedimentos cirúrgicos e oito transferências para outras unidades, além de 27 internamentos”, informa a superintendente, Luciana Carvalho.

 

Em Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão, 406 pacientes foram recebidos no Hospital Regional, com apenas 17 internamentos e uma remoção. Os registros do final de semana mostram 379 atendimentos na Clínica Médica, 112 na Pediatria e 27 na Obstetrícia, além de 10 partos e duas curetagens.

 

“A unidade é responsável por prestar assistência à população de nove municípios da microrregião de saúde, e vem desenvolvendo o serviço da melhor maneira possível”, garante a superintendente, Dejane Santana.

Publicado: 1 de agosto de 2016, 17:29 | Atualizado: 1 de agosto de 2016, 17:29