Hospitais Regionais descentralizam atendimento de urgência e emergência em Sergipe

Por Luiza Sampaio

Hospital de Socorro - foto Ricardo Pinho (1)Os Hospitais Regionais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), são importantes unidades de descentralização do serviço público, oferecendo, com qualidade, atendimento de urgência e de emergência à população do interior sergipano. Nesse final de semana, somente no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram 896 atendimentos realizados, sendo 485 na Clínica Médica, 191 na Pediatria, 128 na Ortopedia, além de 92 casos cirúrgicos.

 

“A unidade atende os usuários do SUS de 14 municípios do Baixo São Francisco, tem sido um importante equipamento de saúde em Sergipe, com número de atendimento que demonstra resolutividade e qualidade no serviço”, avalia a superintendente do Regional, Ana Raquel.

 

O balanço também mostra a eficácia da maternidade ribeirinha: foram 18 partos e quatro procedimentos de curetagem nos três dias. O Hospital de Propriá contabilizou, ainda, a realização de nove cirurgias eletivas e 13 internamentos clínicos no final de semana.

 

Na outra ponta do estado, em Nossa Senhora do Socorro, o Hospital Regional recebeu 845 pacientes entre os dias 15 e 17 de julho, distribuídos entre os seguintes setores: 615 pessoas na Clínica Médica, 162 na Pediatria e 77 na Obstetrícia. Deste total, apenas 18 necessitaram de internamento, sendo os demais liberados após receber atendimento adequado.  Na maternidade, 16 partos e três curetagens foram registrados.

 

“Transferimos dois pacientes para o Huse: um caso de vítima de ferimento por arma branca e o outro que necessitava de avaliação e conduta de especialidades da alta complexidade. Os demais casos foram resolvidos e mantidos no próprio Regional, comprovando a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de saúde deste Hospital”, pondera a superintendente de Nossa Senhora do Socorro, Genisete Pereira.

 

Glória e Estância

 

No Alto Sertão sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória atendeu 548 atendimentos de urgência e emergência no final de semana. Deste total, 385 foram encaminhados para a Clínica Médica, 118 para a Pediatria e 45 para a Obstetrícia. O balanço dos últimos três dias também mostra que apenas 16 pessoas necessitaram de internamento e outras três de remoção, por se tratar de casos de alta complexidade. Na maternidade foram 12 partos, três curetagens e 33 avaliações realizadas nos últimos três dias.

 

O Hospital Dr. Jessé Fontes de Andrade, em Estância, teve um fluxo dentro da média, com 530 pacientes atendidos, com 463 altas médias concedidas, 10 internamentos e seis cirurgias. “Foi necessário realizar oito transferências de pacientes (casos de vítima de acidente de moto, sangramento na gravidez, queda, dor torácica, erisipela bolhosa, crise hipertensiva e picada de cobra”, informa a superintendente do Regional, Luciana Carvalho.

 

Neste final de semana, a unidade do Sul sergipano recebeu o mutirão do Instituo de Olhos de Sergipe (Iose), uma ação que contou com a parceria da SES/FHS. “Nos dias 15 e 16, foram contabilizados um total de 355 cirurgias, sendo 208 cataratas e 147 pterígios. Essa iniciativa é muito importante para a população da região, pois, de maneira periódica, conseguimos suprir a necessidade de quem precisa deste tipo de procedimento”, declara a gestora.

Publicado: 18 de julho de 2016, 16:34 | Atualizado: 18 de julho de 2016, 16:34