Hospitais Regionais comprovam resolutividade aos finais de semana
Por Bárbara Kruschewsky e Eugênio Santana
Os Hospitais Regionais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS), apresentaram um final de semana de grande resolutividade nos atendimentos.
De 13 a 15 de maio, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu a 768 pacientes. Foram 516 atendimentos clínicos, 193 pediátricos e 59 obstetrícios. Além disso, foram realizados 20 partos e 3 curetagens.
“Do total de pacientes atendidos no Pronto Socorro, 90% foram liberados para casa após o atendimento médico adequado. Não houve transferência para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e demais Hospitais da Rede, mostrando a resolutividade do atendimento prestado”, explica Genisete Pereira, superintendente do Regional de Socorro.
O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, registrou 638 atendimentos entre a sexta-feira, 13, ao domingo, 15. Desse total , 619 usuários receberam alta médica em menos de 24 horas após o atendimento. Isto significa 97% de resolutividade imediata na própria unidade.
A unidade Regional do Agreste contabilizou 291 acolhimentos, 138 casos de ortopedia, 87 suturas, 104 observações pediátricas e 18 consultas ambulatoriais. Quando somados os casos de acolhimento, observações pediátricas e consultas em ambulatório, o serviço registrou 413 pacientes que compareceram ao Hospital Regional de Itabaiana em busca de atendimento ambulatorial, o que significa 64,7 % do total de 638 atendimentos computados na unidade no período.
A coordenadora administrativa Rosiane Santana Nascimento, responsável pelas informações, considera normal o Hospital de Itabaiana um número mais alto de procura por consultas ambulatoriais.
“É bem comum registrarmos aos finais de semana um número considerável de procura por consultas ambulatoriais por vários fatores, entre eles o não funcionamento dos postos de saúde neste período, a falta de atendimento das clínicas particulares aos domingos e, principalmente, as deficiências do atendimento básico de saúde, o que reflete em uma busca significativa por este tipo de atendimento também em outros dias da semana. Recebemos a todos os pacientes, sem distinção. Nosso compromisso é oferecer sempre o melhor serviço possível em saúde pública ao usuário do SUS”, afirma Rosiane.
Já o Hospital de Nossa Senhora da Glória atendeu no final de semana 475 pacientes. Desses, 353 foram atendimentos clínicos, 102 atendimentos pediátricos, 20 obstetrícios e 9 internamentos.
Segundo a superintendente, Dejane Santana, “foi um final de semana tranquilo e resoluto”.
O Hospital Regional de Estância atendeu a 487 pacientes. Desses, 12 foram internamentos e 1 cirurgia.
Publicado: 16 de maio de 2016, 18:34 | Atualizado: 16 de maio de 2016, 18:34