Hemose registra 273 doações de sangue no feriado da Semana Santa

Por Rosângela Cruz 

 

Durante o último final de semana, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 273 doações de sangue efetivadas. O dado relacionado da quarta-feira ao sábado (23, 24 e 26 de março), contou com a colaboração de doadores voluntários, de campanhas organizadas por grupos mobilizados para ajudar o tratamento de paciente como ‘Todos por Tainah’ e as ações solidárias Aquidabã Sangue Bom, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Cencosud, que estimula a doação e divulga a importância do serviço.

 

No mesmo período do ano passado foram registradas 168 doações, o que representa um aumento de cerca de 10%. Uma análise dos dados mostra que durante feriados prolongados a unidade recepciona um bom comparecimento de doadores. Essa atitude junto com as campanhas realizadas pelos parceiros da doação é responsável pela manutenção do estoque de sangue para atendimento transfusional da rede hospitalar.

 

“A cada feriado prolongado percebemos uma maior adesão de doadores. Eles procuram o serviço estimulado pelo feriado ou ainda pelo estado de saúde de algum paciente. Esses são alguns dos fatores que servem de incentivo para aqueles cidadãos que nunca doaram sangue, comecem a fazê-lo”, comentou a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, Rozeli Dantas.

 

O trio de colegas que trabalha na loja matriz da Cencosud, em Aracaju, decidiu criar uma campanha para incentivar a doação de sangue. No último sábado, 26, a boa ação foi praticada pelos profissionais Cleiton Torres, Joelma Matos e Alice Chaves. “A campanha segue no decorrer da próxima semana”, disse Joelma.

 

A segunda colaboração do dia partiu da ação organizada por amigos e familiares da garota, Tainah Santos, que reside no município de Lagarto. Em decorrência de uma leucemia, a menor necessita de transfusão de componentes do sangue.

 

“Ela está internada fazendo o tratamento, nesse momento passa bem. Vim doar em solidariedade ao tratamento dela e também para ajudar outros pacientes que possam precisar tomar o sangue”, declarou Edicleia Silva Ribeiro, prima de Tainah.

Serviço

 

A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174. Saiba mais sobre o serviço através do endereço eletrônico: www.hemose.se.gov.br.

Publicado: 28 de março de 2016, 18:13 | Atualizado: 28 de março de 2016, 18:13