Hemose reforça importância da participação feminina na doação de sangue
Por Rosângela Cruz
A participação feminina na doação de sangue representou 27,9 % das coletas efetivadas em 2015 no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). Para reforçar a importância da colaboração desse grupo junto ao serviço, a unidade promoverá uma atividade para marcar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março.
A ação será direcionada ao público feminino presente a unidade na data e tem o foco voltado para estímulo à doação entre as mulheres. “Essa é uma questão que ainda tem muitos mitos, as pessoas pensam que as mulheres não podem doar em função do ciclo menstrual, isso não procede. A única diferença em relação aos homens é que elas precisam de um intervalo maior de tempo entre cada doação. O homem é, no mínimo, dois meses, e a mulher três”, informou a gerente de Captação do Hemocentro de Sergipe, assistente social Rozeli Dantas.
Por isso, a assistente social sugere que as mulheres, ao longo do mês de março, devem aproveitar a ocasião para realizar suas doações voluntárias, especialmente, aquelas que estão com familiares ou amigos precisando de transfusão sanguínea.
“A doação é uma forma de presentear com a vida as pessoas queridas”, salientou ao acrescentar que a presença feminina no processo da doação voluntária de sangue aumenta a cada dia. “Há quatro anos saímos da casa dos 15% para os atuais 27%, mostrando que mulher é sangue bom”, destacou Rozeli Dantas.
Dados
De acordo com dados estatísticos do Hemose, a doação feminina vem aumentando gradativamente a cada ano, sendo que nos meses, em que são realizadas atividades temáticas, destinadas ao público a participação tende aumentar. Em março de 2014, foram 519 doações, já em 2015, foram registradas 586 doações com uma variação de cerca de 1%.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos a 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174.
Publicado: 7 de março de 2016, 12:57 | Atualizado: 7 de março de 2016, 12:57