Hemose realiza capacitação sobre transporte de sangue para unidades de saúde do Estado
Ação educativa foi voltada para profissionais que transportam os componentes sanguíneos
Com o objetivo de reforçar o cumprimento da legislação hemoterápica sobre o transporte de sangue e hemocomponentes para atendimento da demanda transfusional com qualidade, a gerência da Hemorrede do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) promoveu uma capacitação no auditório da unidade para profissionais transportadores que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades e hospitais do estado.
A capacitação abordou orientações para o manuseio correto do sangue, arrumação da caixa de transporte, verificação de temperatura e o deslocamento do sangue durante a saída do Hemocentro até seu destino final, na unidade de saúde.
De acordo com o biomédico Jandson Marques, a capacitação destacou a importância de preservar a qualidade das amostras e a garantia do serviço prestado aos pacientes. “O sangue é um tecido vivo, por isso é preciso adotar cuidados. O transporte correto visa preservar a segurança dos profissionais envolvidos e a integridade desse material que será aplicado no paciente”, explicou.
Transportador do Hospital Regional de Propriá, Renato Soares Souza aproveitou para tirar dúvidas em relação à validade dos hemocomponentes. “Achei muito bom esse momento, pois é importante que todos os profissionais fiquem cientes da necessidade de seguir as orientações para transportar o material de maneira correta”, disse.
“Acho bom a gente receber essas orientações sobre o nosso serviço, pois assim entendemos a importância do sangue e podemos melhorar cada vez mais esse transporte para o hospital”, comentou o transportador Marcio Donato, do Hospital da Criança, em Aracaju.
Normas técnicas
De acordo com a gerente da Hemorrede, Mariamalia Newton Andrade, a capacitação tem como finalidade destacar a importância de seguir as normas técnicas que regulamentam o serviço como, por exemplo, a RDC-20, de 10/04/2014, e a Portaria conjunta 370, de 7/05/2015, do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Esse é um momento em que abordamos sobre a rotina de trabalho desses profissionais”, informa a médica.
Serviço
O sangue coletado no Hemose atende a Hemorrede do Estado, composta por 35 unidades hospitalares que realizam armazenamento de componentes do sangue – plaquetas, hemácias e plasma, testes para verificar compatibilidade entre a bolsa de sangue e o receptor, além de transfusões sanguíneas liberadas, mediante solicitação do médico da unidade hospitalar, com a retaguarda do Hemocentro de Sergipe.
Fotos: Ascom SES
Publicado: 19 de outubro de 2023, 15:26 | Atualizado: 19 de outubro de 2023, 15:26