Hemose: Mobilização coordenada por policiais civis incentiva doação de sangue

Por Rosângela Cruz 

O número de doações de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue estável. A unidade responsável pelo atendimento transfusional da rede hospitalar pública do Estado, registrou no último final de semana 197 doações, deste total, somente 64, foram efetivadas no sábado, 9.

O resultado positivo está relacionado às novas parcerias com instituições e grupos de profissionais, que realizam mobilizações para colaborar com o serviço. Dentre essas, os novos servidores aprovados no último concurso público para Policia Civil em 2014. Segundo Luis Quaranta, a ação visa mostrar uma polícia cidadã, mais próxima da comunidade. “Os policiais civis exercem um papel importante para a sociedade. Junto com outras instituições, o nosso grupo compõe a estrutura da Segurança Pública no Estado. Queremos, através da doação de sangue, mostrar o nosso compromisso com as causas sociais”, informou.

Ele explicou que para essa primeira ação de doação contou com a participação de pelo menos cinquenta policiais civis. “Vimos uma divulgação sobre a necessidade de aumentar o quantitativo de doações na imprensa, conversamos com o grupo sobre a possibilidade de ajudarmos. Foi assim que criamos a campanha com a participação de policiais e escrivães, aqui no Hemose. Temos outros os colegas estão vindo individualmente”, contou.

Jorge Augusto Souza Santos participou da ação organizada pelos novos policiais civis. Ele revelou que doa sangue pelo menos uma vez ao ano. “Muitas vezes o que falta é um pouco de esforço e disposição para contribuir com esse serviço. Entendo que a doação de sangue é muito importante por isso, decidi doar junto com os colegas”, disse ao acrescentar que a campanha é para o bem maior.

“Na minha família tem várias pessoas que já precisaram de transfusão”, revelou o doador e novo policial civil, João Francisco Gagno Campanharo. Soelio Travassos Lima, que também integrou o grupo, ressaltou o incentivo a doação de sangue. “Estamos colaborando com a doação para ajudar a sociedade e também, reforçar a necessidade da nomeação de outros colegas que passaram no concurso público e aguardam a sua nomeação”, salientou.

Conforme a gerente de Captação de Doadores do Hemose, assistente social Rozeli Dantas, a mobilização social para a doação de sangue vem recebendo o apoio de diversos segmentos. “É muito positivo perceber a resposta da sociedade e, especialmente, das categorias profissionais que estimuladas pela necessidade de manter o atendimento aos pacientes na rede hospitalar, resolvem organizar campanhas”, comentou.

Para a assistente social, as campanhas também representam mecanismos para divulgação do serviço de coleta de sangue do Hemocentro de Sergipe. “Recebemos a solicitação de alguns pedidos para agendamento de doações de grupos que já são fidelizados e, outros colaboraram pela primeira vez”, salientou.

Serviço

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 11 de abril de 2016, 19:00 | Atualizado: 11 de abril de 2016, 19:00