Hemose: militares do Exército Brasileiro comemoram Dia do Saldado doando sangue

Por Rosângela Cruz 

Trinta soldados do 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro realizaram uma doação solidária de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa marca o Dia do Soldado (comemorado no próximo dia 25 de agosto) e teve como finalidade despertar na corporação a consciência sobre a importância do ato regular da doação.

 

Sargento Marcelo RamosO grupo foi recepcionado pelo serviço de Captação e recebeu orientações sobre as etapas classificadas como ciclo do doador, composta pelo cadastro, pré-triagem, triagem clínica, atendimento individual em função da preservação do sigilo das informações prestadas pelo doador, a coleta de sangue e a hidratação para ajudar na reposição de líquido no organismo.

 

De acordo com o sargento Marcelo Ramos, anualmente o 28º BC realiza ações sociais para marcar as datas comemorativas relacionadas à classe como o Dia do Exército Brasileiro, Dia do Soldado e Independência do Brasil.

 

“A proposta da instituição militar é incentivar a doação de sangue junto aos profissionais responsáveis pela segurança da sociedade. Viemos contribuir como cidadãos. A doação é um gesto humanitário”, disse.

 

Foi a simbologia do gesto que despertou o interesse dos soldados Lucas Matos e Guilherme Augusto Alves dos Santos. Eles contaram que, na família, o pai já é doador de sangue. “O meu incentivo foi dado por meu pai para ajudar pessoas doentes nos hospitais”, narrou Lucas.

 

O soldado Maxsuel dos Santos Menezes fez a segunda doação de sangue junto com os colegas. “Eu já estava no período de retornar ao Hemose, mas quando soube da ação do Exército decidi vim com o grupo. Salvar vidas que precisam nos enriquece”, comentou o jovem.

 

A enfermeira Florita Aquino, ressaltou que a doação de sangue é um procedimento seguro, orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados.

 

“Todo o material utilizado na coleta é descartável. O organismo repõe a quantidade de sangue doado entre dois e três dias, fabricando o ser humano necessita”, explicou a gerente de Coleta.

 

Doação de sangue

 

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 18 de agosto de 2016, 18:33 | Atualizado: 18 de agosto de 2016, 18:33