Hemose inicia primeira etapa para implantação do programa ‘Qualidade de Vida’
Por Rosângela Cruz
Com o intuito de contribuir com o bem estar dos colaboradores e servidores, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), por meio da gerência do Ambulatório e do serviço de Fisioterapia, deu início a aplicação de questionários orientados para o programa ‘Qualidade de Vida’. Nesta sexta-feira, 9, os colaboradores do ambulatório participaram das primeiras entrevistas para mapeamento das principais necessidade dos profissionais que atuam na instituição.
O trabalho será dividido em duas etapas: a primeira conta com a aplicação do questionário ergonômico com perguntas relacionadas aos hábitos alimentares, estilo de vida e rotina de trabalho durante a execução de tarefas desenvolvidas em cada setor. A etapa seguinte será a ginástica laboral, conduzida pelas fisioterapeutas do Hemocentro.
“Após a conclusão dos questionários, faremos a avaliação das necessidades do corpo funcional do Hemose. Com base na tabulação das informações, o profissional de fisioterapia irá desenvolver um programa de ginástica laboral. O trabalho conta com a parceria de alunos de Universidade Tiradentes (Unit), que estão ajudando no processo de levantamento e compilação dos dados”, enfatiza destaca o biomédico Weber Teles, gerente do Ambulatório da unidade.
A fisioterapeuta Kelly Barreto, responsável pelo trabalho experimental, explica que as ações desenvolvidas no período de um mês objetiva avaliar a adesão dos funcionários a proposta do programa ‘Qualidade de Vida’.
“Com a implantação de um calendário para realização da ginástica laboral, reavaliaremos a adesão e, principalmente, os benefícios dessas atividades junto aos funcionários”, revela.
Segundo Kelly, a ideia é realizar exercícios leves e que não sobrecarregam o colaborador, por ser de baixa intensidade e rápidos, com duração de 10 a 15 minutos. “Geralmente esses tipos de exercícios trabalham grupos musculares como, membros superiores, coluna cervical e lombar. A melhora proporcionada ao corpo é percebida logo nos primeiros dias de prática da ginástica laboral”, salienta a fisioterapeuta.
Benefícios
O desconforto causado pela tensão, dores no pescoço, costas, braços e pernas são alguns dos sintomas causados pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER), sendo também denominada como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A prática dos exercícios laborais tem como benefício direto o alívio de estresse, melhora a disposição, postura, prevenção de lesões e de doenças ocupacionais, dentre outros.
Publicado: 9 de setembro de 2016, 18:40 | Atualizado: 9 de setembro de 2016, 18:40