Hemose divulga o funcionamento do serviço de doação de sangue durante o Natal e Ano novo

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que, em virtude das celebrações de final de ano, o serviço de doação de sangue não funcionará na véspera de Natal e de Ano novo, respectivamente no sábado dos dias 24 e 31 de dezembro. A dispensação de sangue e hemocomponentes para rede hospitalar segue normalmente em regime de plantão 24 horas.

Durante a última semana de dezembro, no período de 26 a 30 de dezembro, a unidade funciona normalmente, no horário das 7h30 às 17h. A ideia é reforçar a doação de sangue ao longo da semana para ampliação do estoque e o atendimento da rede hospitalar do Estado.

A gerente de Coleta do Hemose, enfermeira Florita Aquino, lembra que desde a mudança no atendimento do serviço de doação aos sábados, ocorrida em junho, a equipe da gerência de Captação trabalha para ampliar as doações nos dias que antecede feriados e datas comemorativas.

“Depois de coletado o sangue é processado em plaquetas, plasma e hemácias. Cada um desses componentes tem especificidades distintas, que atende a vários tipos de enfermidades, como pacientes em tratamento oncológico, com doenças hematológicas, além das cirurgias de médio e grande porte”, explica.

Os voluntários interessados em contribuir com a doação de sangue neste período de final de ano precisam observar os critérios necessários para doar como: estar bem de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento original, com foto válido em todo território nacional. Pode ser carteira de identidade, de trabalho, de motorista, ou ainda, carteira de reservista.

No dia da doação é necessário estar bem alimentado, pois durante o procedimento é coletado até 450 ml de sangue. Já no dia anterior à doação, é importante que o candidato tenha dormido bem nas últimas 6 horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.

Funcionamento do Hemose nos feriados de Natal e Ano Novo:

24/12/2016 – Sábado – Doação de sangue não funciona;

25/12/2016 – Domingo – Unidade não tem expediente;

31/12/2016 – Sábado – Doação de sangue não funciona;

01/01/2017 – Domingo – Unidade não tem expediente;

02/01/2017 – Segunda-feira – Serviço abre das 7h30 às 17h.

Publicado: 26 de dezembro de 2016, 12:10 | Atualizado: 26 de dezembro de 2016, 12:10