Hemose cadastra 134 voluntários candidatos a doador de medula óssea
Por Rosângela Cruz
A campanha para ampliar o número de voluntários inseridos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) contabilizou 134 cadastros. A ação realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) estimulou a adesão de estudantes, profissionais das áreas da saúde e da educação, além da comunidade que procurou o posto de coleta, localizado na clínica de saúde do município de Nossa Senhora da Gloria.
As assistentes sociais, Gislene Freitas Santos, 32 anos, e Silvia Alessandra de Oliveira, 34 anos, decidiram participar do cadastro organizado em parceria com a Associação Gloriense de Doadores de Sangue e a Secretaria de Saúde do Município. As profissionais relataram que acompanham diariamente a necessidade dos pacientes que precisam da medula. “Vemos toda hora na mídia noticias de pessoas com leucemia, que necessitam do transplante para viver”, ressaltou Gislene.
“Como trabalho no hospital vejo de perto o sofrimento das pessoas que necessitam realizar o transplante e não consegue achar doador compatível. O drama dos pacientes nos deixa impotentes. O cadastro é a única chance de cura para milhares de pessoas no Brasil”, acrescentou Silvia Alessandra.
Já professora Ana Claudia Aragão, 46 anos, foi motivada pela consciência da responsabilidade social de levar um pouco de esperança para quem precisa.
“Na minha família tivemos a experiência de um tio que foi diagnosticado com leucemia. Na época desse ocorrido, foi um irmão dele que doou a medula óssea, hoje ele está curado e leva uma vida normal”, relembrou.
Presente a campanha, a dona de casa Renilde de Lima Torres, 46 anos, decidiu preencher o cadastro após receber as explicações sobre o serviço. “Tenho o desejo de poder ajudar alguém que necessite”, justificou.
A gerente de Captação do Hemose, Rozeli Dantas, considerou positivo o resultado da ação. “Esse é um serviço que é vital para restabelecer a saúde dos pacientes que necessitam do transplante de medula óssea. A proposta de descentralização do cadastro para os municípios e instituições parceiras, visa garantir o acesso dos voluntários ao serviço”, afirmou.
Campanhas
Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe.
A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 10 de maio de 2016, 13:27 | Atualizado: 10 de maio de 2016, 13:27