Hemocentro intensifica ações para captar sangue A positivo e O positivo e negativo
Por Rosângela Cruz
Devido ao aumento da demanda transfusional na rede hospitalar, nesta terça-feira, 29, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforçou o trabalho de captação de doadores de sangue dos tipos A positivo e O positivo e negativo. Com essa medida, a unidade trabalha para ampliar os estoques dos referidos grupos sanguíneos.
De acordo com a gerente de Captação, a assistente social Rozeli Dantas, o trabalho de intensificação conta com o apoio do call center do Banco Banese. “O serviço de produção e dispensação de sangue do Hemose recebe solicitações por bolsas de sangue diariamente para atender cirurgias e tratamento de saúde”, informou, ao lembrar que somente a doação pode suprir algumas deficiências do organismo e ajudar pacientes que necessitam de transfusões.
A assistente social também destacou que ao convidar o doador para ir até a instituição colaborar com o serviço, ela ressalta a importância do ato de solidariedade. “O voluntário sente que a sua iniciativa em contribuir com o estoque de sangue pode salvar a vida de pessoas que ele nem conhece. Uma doação chega a atender até quatro pacientes, a depender do tipo de tratamento”, enfatizou.
O sangue coletado no Hemose abastece os hospitais públicos do estado, como o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), os hospitais regionais de Lagarto, Estância, Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora do Socorro, o Hospital Universitário (HU), as maternidades Santa Izabel e Nossa Senhora de Lourdes, além de unidades conveniadas.
Serviço
Para doar é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar a partir de 50 kg e apresentar documento oficial, com foto, válido em todo território nacional. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3164; lembrando que a coleta de sangue do Hemose funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados das 7h às 11h.
Publicado: 29 de março de 2016, 19:29 | Atualizado: 29 de março de 2016, 19:29