Gestores da SES visitam e acompanham novos serviços ambulatoriais do HUL

Ambulatório de Especialidades do HUL funciona no Campus UFS Lagarto
Gestores da Secretaria de Estados da Saúde (SES) visitaram o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) para conhecer a realidade de atendimento na unidade hospitalar e acompanhar o andamento da oferta de novos serviços ambulatoriais que estão sendo disponibilizados ao público em especialidades clínicas e cirúrgicas.

O coordenador do Complexo Regulatório de Sergipe, Clóvis França, e o diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima foram recepcionados pelo superintendente professor Valter Santana, pelo gerente de Atenção à Saúde, professor Manoel Cerqueira Neto, pela chefe da Divisão do Cuidado e Diretora Clínica, Evelyn Machado e pelo responsável pelo Setor de Regulação e Avaliação em Saúde da unidade hospitalar, Marcos Henrique dos Santos.

Para o acesso aos serviços no Ambulatório de Especialidades do HUL, a marcação da consulta para os pacientes internos do Hospital Universitário de Lagarto, que recebem alta com indicação para um especialista, é realizada pelo próprio Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade hospitalar.

Já para os pacientes externos, que também precisem recorrer a um especialista, o acesso aos serviços deve ser através da Unidade Básica de Saúde de suas respectivas localidades, via Sistema Estadual de Regulação. O Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Lagarto funciona no Centro de Simulações e Práticas, localizado no Campus UFS Lagarto.

O HUL disponibiliza no ambulatório consultas com especialistas e em áreas como Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica, Alergia e Imunologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Pediatria, Pneumologia, Pneumologia Pediátrica, Reumatologia, Reumatologia Pediátrica, Psiquiatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência, Ortopedia Clínica, Otorrinolaringologia, Neurologia, Geneticista e Hepatologia.

“A abertura do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Lagarto vem agregar e fortalecer o processo de cuidado dentro da RAS (Rede de Atenção à Saúde) do Estado de Sergipe, agora em relação à atenção secundária, através da oferta de diversas consultas de especialidades médicas”, descreve o gerente de Atenção à Saúde do HUL, professor Manoel Cerqueira Neto.

“Essa iniciativa acontece em momento estratégico e em sincronia com a Secretaria de Estado da Saúde, onde é lançado o programa de planificação do cuidado na Região de Saúde de Lagarto, que visa a integração entre a atenção Primária, Secundária e Terciária, permitindo e facilitando o acesso dos pacientes aos cuidados dentro da rede”, complementou o gerente do HUL.

Sobre a Ebserh

O HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: HUL

Publicado: 15 de julho de 2019, 10:24 | Atualizado: 15 de julho de 2019, 10:24