Gerenciamento de resíduos no serviço de hemoterapia é tema de treinamento no Hemose
Os gestores das áreas técnicas do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde participaram do treinamento em manejo de resíduos de serviços de saúde. A atividade de educação continuada, realizada nesta segunda-feira, 24, teve como objetivo transmitir a situação do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde (PGRSS) da instituição e reforçar necessidade do compromisso de todos os profissionais, no correto manejo de resíduos sólidos.
Esse processo vai desde a sua geração até a disposição final e está normatizado em legislação especifica com as Resoluções 306/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a Norma 32/2010 do Ministério do Trabalho (MT). “A correta realização dos procedimentos que envolvem os resíduos visa amenizar os riscos para os agentes envolvidos nas áreas, seja o corpo médico, de enfermagem, da higienização e manutenção”, pontuou o gerente de Gestão Ambiental e Biossegurança da FSPH, Jefter Costa Oliveira, que é químico industrial.
Segundo o gestor ambiental o treinamento busca orientar os colaboradores da unidade sobre os resíduos produzidos no serviço de hemoterapia para diminuir ou eliminar os riscos que o trabalhador está exposto durante a realização dos procedimentos relacionados à segregação. “O objetivo principal é conscientizar o corpo funcional sobre o descarte correto dos materiais, principalmente os perfurocortantes e infectantes, evitando o risco de contaminações e acidentes com materiais biológicos”, ressaltou Jefter.
A atividade abordou os seguintes temas: Classificação e potencial de risco dos resíduos de serviços de saúde; Programação segregação na fonte; Acondicionamento dos resíduos; Coleta interna; Transporte interno; Tratamento; Armazenamento; Coleta e Transporte externo; Disposição final; Programa Sistêmico da Qualidade (PSQ) da FSPH para Segregação e Acondicionamento de Resíduos Perfurocortantes e para saída de material químico dos laboratórios e setores da unidade.
PGRSS
Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde é o documento que aponta e descrevem as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, além de ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.
Publicado: 25 de julho de 2017, 16:44 | Atualizado: 25 de julho de 2017, 16:44