Gastroenterologista da MNSL debate sobre refluxo em bebês prematuros

Doença do Refluxo Gastresofágico, esse tem sido o foco de discussões que o pediatra e gastroenterologista Alexandre Machado Andrade, tem feito com neonatologistas e residentes na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O médico atenta para o cuidado com o uso do procinético, medicação que é habitualmente usada dentro e fora dos hospitais.

“Os sintomas de refluxo em bebê, podem ser bem variados, desde a irritabilidade, sono agitado,  vômitos e perda de peso, por exemplo”, disse. O  pediatra enfatizou que  o  refluxo pode ser exagerado, podendo fazer-se acompanhar por sintomas como: sono agitado, vômitos constantes; dificuldade para mamar; irritação e choro excessivo.

Rouquidão também é um sintoma, já que a laringe inflama devido à acidez do estômago, bem como a dificuldade para ganhar peso e inflamações frequentes nos ouvidos. “Na presença destes sintomas, é importante levar o bebê ao pediatra ou gastroenterologista pediátrico para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento”, ressaltou o médico. A residente em pediatria, Estefani Barbosa dos Santos Matos, avalia o diálogo como esclarecedor, o professor trouxe muitas atualidades essenciais

O ideal é prevenir o refluxo através de alguns cuidados, como evitar balançar o bebê, evitar vestir roupas que apertem a sua barriga ou escolher um boa posição durante as mamadas para evitar a entrada de ar pela boca do bebê. Além disso, depois das mamadas é aconselhável colocar o bebê para arrotar, na posição vertical no colo do adulto por cerca de 30 minutos e depois deitar o bebê de lado e com a cabeceira do berço elevada cerca de 30 graus, colocando um calço de 10 cm ou um travesseiro antirreflexo .

Normalmente, o refluxo em bebê desaparece a partir dos seis meses de idade, quando se começa a sentar e a comer alimentos sólidos, no entanto, caso isso não aconteça, após todos os cuidados, pode ser orientada a ingestão de remédios, ou cirurgia para corrigir a válvula que impede que o alimento volte do estômago para o esôfago.

Atualizados

Para a pediatra e Diretora Técnica Roseane Porto, a educação científica promovida pela Neonatologia da MNSL é de grande importância para a atualização constante da nossa equipe. “Hoje contamos com a participação de Dr. Alexandre Machado, gastroenterologista pediátrico da MNSL, abordando um tema muito comum e desafiador, a Doença do Refluxo Gastroesofágico. A aula propicia discussão de consensos e troca de experiência entre os diferentes profissionais do serviço na abordagem dos casos clínicos”, disparou.

Foto: Flávia Pacheco

Publicado: 21 de setembro de 2018, 13:28 | Atualizado: 21 de setembro de 2018, 13:28