Funesa reforça integração com a Escola de Saúde Pública para aprimorar serviços e planejamento

O momento foi essencial para reforçar a necessidade de inovação e de fortalecimento do trabalho em equipe

A integração entre as equipes da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP/SE) está sendo fortalecida com novas estratégias de planejamento e gestão. O objetivo é promover avanços nos processos internos e ampliar a oferta de qualificação profissional para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para um serviço público cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Como parte desse movimento, a Diretoria Operacional da Funesa se reuniu, na última terça-feira, dia 15, com as coordenações da ESP/SE para discutir ações conjuntas, atualizar o planejamento do Plano de Ações Anuais (PAA) 2026 e avaliar propostas que envolvem a ampliação de cursos e a criação de um novo portal do aluno. Durante o encontro, também foram apresentadas as rotinas das equipes e discutidos os desafios e soluções para modernizar a Escola de Saúde Pública, incluindo a implementação de uma biblioteca virtual e o fortalecimento da modalidade de ensino a distância.

Segundo a diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, o momento foi essencial para reforçar a necessidade de inovação e de fortalecimento do trabalho em equipe. “Precisamos construir uma Escola de Saúde Pública cada vez mais integrada e conectada com as demandas do SUS em Sergipe. Esse alinhamento permite que todos compreendam como cada setor funciona, onde podemos avançar e como podemos criar novas soluções. Estamos em um movimento de crescimento e mudança, e para isso é fundamental somar forças, planejar de forma estratégica e pensar no futuro que queremos construir juntos”, destacou.

O diretor operacional da Funesa, Marcelo Passos, também ressaltou a importância do encontro para o avanço da Escola de Saúde Pública e das entregas realizadas pela Funesa. “A ESP é um braço importante da Fundação, assim como os Centros de Especialidades Odontológicas, e precisa estar preparada para essa nova fase. Estamos discutindo inovação, a criação de uma plataforma mais eficiente para os alunos, o fortalecimento dos cursos EAD e a modernização dos processos. Além disso, visualizamos a necessidade de alinhar nossas ações às demandas da Secretaria de Estado da Saúde, que é o nosso principal demandante”, explicou.

Ainda segundo Marcelo Passos, o planejamento também leva em consideração as mudanças no cenário da saúde pública, como a chegada das Organizações Sociais na gestão de unidades hospitalares. “Vivemos um momento de transformação. Precisamos olhar para dentro da Fundação, entender os nossos desafios e buscar soluções criativas que permitam à Funesa continuar sendo um suporte essencial para o SUS. Isso inclui preparar a Escola de Saúde Pública para ampliar sua atuação e garantir a qualificação dos profissionais que estão na ponta, prestando atendimento à população”, completou.

Fotos: Nucom Funesa

Publicado: 16 de julho de 2025, 15:37 | Atualizado: 16 de julho de 2025, 15:37