Funesa inicia mais duas turmas do curso de Técnico em Enfermagem
Por Kitéria Cordeiro
A Fundação Estadual de Saúde (Funesa), através da Escola Técnica do SUS (Etsus/SE), inicia mais duas turmas do curso de Técnico em Enfermagem, com vagas para 34 alunos, sendo 17 no período da tarde e a mesma quantidade para a noite. As aulas teóricas e práticas acontecem todas as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, na Unidade da Escola Técnica da Funesa, no Bairro Getúlio Vargas, e a previsão de conclusão é dezembro de 2016.
Segundo informações do coordenador da unidade, Alessandro Reis, a finalidade é investir na valorização do profissional a partir do desenvolvimento de suas competências técnicas, com um currículo atualizado e consistente, e práticas pedagógicas que visam alcançar os objetivos propostos. “O curso é voltado aos servidores da Rede do SUS Estadual, com segundo grau completo e anuência do gestor municipal. A convocação foi realizada através de Edital público, de ampla divulgação e concorrência para seleção dos discentes”, detalhou.
O curso é administrado por enfermeiros com experiência comprovada, contratados através de processo seletivo ou credenciamento. “As aulas são distribuídas em três Módulos: O primeiro com 240h entre aulas teóricas e práticas, o segundo com 620h de aulas teóricas e práticas, além de 400h de estágio supervisionado, e o terceiro com 430h de aula mais 200h de estágio supervisionado, totalizando 1.890 horas,” explicou Alessandro Reis.
Ainda de acordo com o coordenador, o objetivo do curso é formar auxiliares e técnicos em Enfermagem com postura crítica e reflexiva para atuarem no processo de promoção, recuperação e manutenção da saúde na comunidade, em conjunto com as equipes de saúde.
O diretor-geral da Funesa, Adriel Alcântara, destacou a importância dos cursos tecnológicos, através da Educação Permanente, bem como o papel da Fundação no SUS em Sergipe. “Ela é o principal braço operacional para a promoção das ações educacionais na Saúde. Além disso, administra três importantes serviços para a população, que são os Centros de Especialidades Odontológicas, o programa Telessaúde e as Farmácias Populares”, pontuou.
Fundação
A Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe foi criada em 12 de dezembro de 2003, constituindo-se como órgão formador da Educação Profissional em Saúde no estado. Com a criação da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), a unidade passou a integrar a sua estrutura organizacional.
A Etsus/SE tem por missão formar trabalhadores-cidadãos comprometidos com as práticas contemporâneas e com os avanços tecnológicos do Sistema Único de Saúde, com vistas a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população sergipana por meio do desenvolvimento de cursos, capacitações, aperfeiçoamentos e fomento à pesquisa.
A Funesa oferece vários cursos técnicos, entre eles Próteses Dentária, Vigilância em Saúde, Capacitação sobre Álcool e outras Drogas, Pós-Graduação, Latu Sensu, Agentes de Endemias, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Vigilância em Saúde, Residência Médica, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
Publicado: 26 de fevereiro de 2016, 15:01 | Atualizado: 26 de fevereiro de 2016, 15:01