Funesa destaca avanços importantes para o fortalecimento da saúde em Sergipe

Além da entrega do novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas, foram realizadas capacitações e expansão da formação em saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e da Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), realizou avanços importantes e significativos na formação profissional, na qualificação dos serviços e na ampliação do acesso ao conhecimento em saúde. As iniciativas desenvolvidas ao longo do ano contribuíram para o fortalecimento da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria do atendimento à população.

Segundo a diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, 2025 foi um período de desafios, mas, sobretudo, de conquistas. “Tivemos diversas ações e entregas que fortaleceram o SUS diariamente e é gratificante ver a dedicação dos profissionais e o quanto eles se empenham para aprimorar seus conhecimentos, garantindo que cada usuário seja bem atendido, acolhido e ouvido. Nosso papel é fazer com que as pessoas se sintam abraçadas e que os trabalhadores estejam cada vez mais preparados para atuar nas unidades de saúde”, destacou.

Reinauguração e estrutura

Uma das entregas foi a reinauguração do novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Boquim, que agora oferece uma estrutura mais moderna, acessível e acolhedora. O serviço atende, em média, 250 pacientes por mês e recebe usuários referenciados não apenas de Boquim, mas também de Arauá, Cristinápolis, Indiaroba, Pedrinhas, Salgado, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba. O centro também disponibiliza exames complementares essenciais para diagnóstico e tratamento da saúde bucal, como radiografias e exames anatomopatológicos.

A coordenadora dos CEOs da gestão estadual, Laísa Oliveira, também celebrou a reinauguração do CEO de Boquim, destacando a importância da entrega para os usuários. “É um momento de muita alegria, pois representa um avanço expressivo para a saúde bucal do nosso estado. O novo espaço foi pensado para garantir acolhimento, conforto e humanização, oferecendo aos usuários do SUS um ambiente mais adequado para seus atendimentos”, pontuou.

Investimento na qualificação profissional

No campo da qualificação profissional, a Coordenação de Educação Profissional (Cepro) intensificou o apoio técnico aos municípios e capacitou 551 trabalhadores, entre agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. As formações chegaram a oito municípios, reforçando o compromisso da Funesa com a educação permanente e o fortalecimento dos serviços prestados nos territórios.

A formação acadêmica e especializada também avançou em 2025 por meio da Coordenação de Pós-Graduação e Residência (COPGR), concluindo dois cursos de especialização lato sensu: Gestão Hospitalar, com 45 vagas ofertadas e 37 concluintes e, Vigilância e Emergências em Saúde, com 60 vagas disponibilizadas e 52 formandos. Os resultados fortalecem áreas estratégicas da saúde pública e qualificam profissionais para atuar em gestão, vigilância e emergências sanitárias.

Uma das concluintes, a enfermeira Fernanda Trindade, relatou a importância desse processo em sua trajetória. “A pós-graduação em Gestão Hospitalar foi um passo essencial para ampliar minhas capacidades e atuar de forma mais qualificada. Aprofundar conhecimentos em gestão, processos e estratégias são indispensáveis para quem deseja contribuir de maneira efetiva, autonomia e capacidade analítica em um cenário tão ímpar como o da saúde ”, explicou.

A Coordenação de Tecnologias Aplicadas à Educação em Saúde (Cotaes) também ampliou sua atuação, consolidando a educação digital. Em 2025, foram realizadas 41 webpalestras, reunindo cerca de 6.777 participantes de 18 estados, 68 municípios e do Distrito Federal, números que reforçam a importância da modalidade na democratização do conhecimento.

Com iniciativas integradas, resultados expressivos e fortalecimento da rede de ensino e serviços, a Funesa encerra 2025 reafirmando seu compromisso com a qualificação dos profissionais e o desenvolvimento de uma saúde pública mais eficiente, humanizada e alinhada às necessidades da população sergipana.

Fotos: Funesa

Publicado: 29 de dezembro de 2025, 15:04 | Atualizado: 29 de dezembro de 2025, 15:04