Funcionamento do serviço de doação de sangue aos sábados tem alteração em julho
Por Rosângela Cruz
Com o intuito de promover a melhoria continua dos serviços prestados aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que, em decorrência de um novo processo de trabalho, o serviço de coleta de sangue funciona aos sábados, mediante um cronograma. Com a mudança, no mês de julho a unidade abrirá no dia 9. Nos demais sábados deste mês, o serviço estará fechado.
Essa alteração da rotina de funcionamento durante os sábados tem como finalidade o redimensionamento da doação e, consequentemente, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue utilizado para tratar ou evitar sangramentos, e pessoas que fazem quimioterapia. O período de validade do hemocomponente é de apenas cinco dias.
Durante a doação da bolsa de sangue, é coletado três tubos adicionais com 5 ml de sangue. O material passa por uma série de testes sorológicos e imunohematológicos. No Hemocentro de Sergipe são realizadas as análises de sete parâmetros, que investigam a presença de Sífilis, Hepatite B e C, Anti HTLV, HIV/AIDS, doença de Chagas.
Paralelo ao trabalho de análise feito no laboratório de Sorologia do Hemose, um outro tubo é encaminhado para o Hemocentro da Bahia, em Salvador, para realização do Teste Acido Nucleico (NAT). Esse teste é para detecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (HCV).
Com a implantação do teste NAT, a janela imunológica (período em que o vírus permanece indetectável no organismo, entre a infecção e sua detecção por um teste) será reduzido de 22 para 10 dias, no caso do HIV; e de 35 para 14 dias, no caso da hepatite C. Todas as análises tem como finalidade, garantir a qualidade do sangue que será transfundido no receptor (paciente).
Após a análise do NAT, o resultado é liberado online para o Hemose em Aracaju. Quando todo o processo é realizado no sábado, as plaquetas são liberadas na segunda, tem validade de três dias. Já o saldo das amostras que só seguem para o NAT na segunda, o resultado só é liberado na terça-feira, a validade da plaqueta reduz para apenas um dia.
Serviço
O Hemose espera você à avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 1 de julho de 2016, 19:55 | Atualizado: 1 de julho de 2016, 19:55